Barbara Reis celebra protagonista em ‘Terra e Paixão’ e conta o que tem feito até aqui para encarar o desafio


A atriz protagoniza a próxima novela de Walcyr Carrasco que estreia 8 de maio. Nesta entrevista ao site, Barbara fala da representatividade do protagonismo, de reconhecimento, é tietada com declaração do diretor geral da trama Luiz Henrique Rios e garante que não se deslumbra. “Apesar de tudo o que está acontecendo já ter sido apenas um sonho, de forma inconsciente eu sabia que iria acontecer. Sentia. Porque encarei todos os trabalhos até aqui com muita vontade de vencer, de dar o meu recado como atriz através das personagens, de deixar a minha marca, para que de alguma forma um dia eu pudesse ser reconhecida por isso. Estar aqui é fruto disso”

*Por Brunna Condini

O olhar para a importância da representatividade é um caminho sem volta. Ainda bem! O audiovisual brasileiro vem se transformando e tendo uma cara mais coerente com um país diverso e continental, reflexo das mudanças que vem atravessando principalmente nas duas últimas décadas. Evoé! E evoé, Barbara Reis! Que vive sua primeira protagonista a partir de 8 de maio em ‘Terra e Paixão’, a nova novela das 21h da Globo. “Conquistar esse papel no audiovisual é muito importante, mas ainda temos muito a nos movimentar neste sentido. Nós, pretos, somos diversos e estamos em muitas profissões, mas não ocupamos todos os lugares ainda, lugares de destaque. É uma questão antiga, mas a transformação vem acontecendo…tem que continuar assim, ser como sempre deveria ter sido”, diz Barbara, que após 21 anos de trajetória artística faz Aline, uma mulher que vai ter sua vida transformada após uma tragédia familiar na trama de Walcyr Carrasco.

Apesar de tudo o que está acontecendo já ter sido apenas um sonho, de forma inconsciente eu sabia que iria acontecer. Encarei todos os trabalhos até aqui com muita vontade de vencer – Barbara Reis, atriz

Barbara Reis faz sua primeira protagonista na próxima novela das 21h da Globo (Foto: Divulgação/Globo)

Barbara Reis faz sua primeira protagonista na próxima novela das 21h da Globo (Foto: Divulgação/Globo)

Perguntamos ao diretor geral Luiz Henrique Rios que tal a aposta da atriz como protagonista: “Na verdade, procurei, procurei e ela me achou (risos). É impressionante como os personagens buscam seus atores. Havia na minha cabeça a necessidade de uma atriz que fosse profundamente forte e extremamente doce para viver a Aline. Alguém que pudesse colocar o espírito não no lugar da dor absoluta ou da melancolia, da raiva e da indignação, mas no lugar da justiça, da força de transformação e no lugar do afeto, que acho que é o que vai mover o mundo. E essa moça foi fazer o teste no dia do aniversário dela. Ali vi que nós nos achamos”.

Barbara Reis na coletiva de 'Terra e Paixão' (Foto: Globo/Reginaldo Teixeira)

Barbara Reis na coletiva de ‘Terra e Paixão’ (Foto: Globo/Reginaldo Teixeira)

A carioca vai estar simultaneamente em dois ‘novelões’: como a cruel Debora na segunda fase do folhetim ‘Todas as flores’, já disponível na Globoplay, e no que vai substituir ‘Travessia’. “A novela (‘Todas as Flores’) estava no ar e fui chamada para o teste de ‘Terra e Paixão’. Lembro que a minha entrada como Debora na trama do João Emanuel Carneiro não tinha nem acontecido ainda. Por isso acredito que estou como protagonista hoje por conta da minha trajetória, por tudo que fiz dentro e fora da Globo. Tenho um caminho. Essa conquista foi batalhada e sonhada”.

Conquistar esse papel no audiovisual é muito importante, mas ainda temos muito a nos movimentar neste sentido. Nós, pretos, somos diversos e estamos em muitas profissões, mas não ocupamos todos os lugares ainda – Barbara Reis, atriz

Barbara Reis faz uma espécie de chefe de máfia em 'Todas as Flores' (Divulgação/ Globo)

Barbara Reis faz uma espécie de chefe de máfia em ‘Todas as Flores’ (Divulgação/ Globo)

Barbara Reis faz uma espécie de chefe de máfia em 'Todas as Flores' (Divulgação/ Globo)

Barbara Reis faz uma espécie de chefe de máfia em ‘Todas as Flores’ (Divulgação/ Globo)

A atriz já esteve em grandes produções como ‘Velho Chico’, ‘Os Dias Era Assim’ também da Globo, ‘Impuros’, da Star+, e ‘Jesus’, da Record, mas entende a grandeza da conquista atual, mesmo não sendo afeita a deslumbres. “Apesar de tudo o que está acontecendo já ter sido apenas um sonho, de forma inconsciente eu sabia que iria acontecer. Sentia. Porque encarei todos os trabalhos até aqui com muita vontade de vencer, de dar o meu recado como atriz através das personagens, de deixar a minha marca, para que de alguma forma um dia eu pudesse ser reconhecida por isso. Estar aqui é fruto disso”, vibra.

A personagem de Barbara Reis será disputada por Cauã Reymond, Paulo Lessa e Johnny Massaro na trama das 21h (Foto: divulgação/ TV Globo)

A personagem de Barbara Reis será disputada por Cauã Reymond, Paulo Lessa e Johnny Massaro na trama das 21h (Foto: divulgação/ TV Globo)

Aos 33 anos, Barbara é uma atriz que entrega o que pedem, conversa com a câmera e as lentes se apaixonam por ela. Versátil, corajosa e forte, tal qual sua personagem na trama de Walcyr Carrasco, a atriz fez por merecer o posto e sabe o ‘rojão’ que vem pela frente. “Acho que esse protagonismo veio na hora certa, me sinto pronta, preparada, madura. Encaro esse desafio com a certeza de que é o momento. Claro que rola o medo de não dar conta, mas quando estou no set sinto que vai dar, porque estou pronta para isso”, analisa.

"Apesar de tudo o que está acontecendo já ter sido apenas um sonho, de forma inconsciente eu sabia que iria acontecer. Sentia" (Foto: Divulgação/ TV Globo)

“Apesar de tudo o que está acontecendo já ter sido apenas um sonho, de forma inconsciente eu sabia que iria acontecer. Sentia” (Foto: Divulgação/ TV Globo)

Acredito que estou como protagonista hoje por conta da minha trajetória, por tudo que fiz dentro e fora da Globo. Tenho um caminho. Essa conquista foi batalhada e sonhada – Barbara Reis, atriz

E revela como tem se cuidado para lidar com o ‘furacão’ que está prestes a acontecer pós-estreia. “Cuido muito da minha mente, do meu corpo, da minha saúde para que eu consiga estar bem para tudo o que vier. Na verdade, sempre me cuidei. A diferença é que hoje não abro mais mão disso. Estar saudável é importante para viver plenamente o presente. Também busco estar sempre próxima da minha família, das pessoas que me amam, que querem o meu bem 100%, como meu pai, minha mãe, meus amigos que são poucos e o meu noivo (o ator Raphael Najan, com quem está há dois anos)”.