Após Semana de Moda, em Paris, Mariana Ximenes vibra com estreia de Turma da Mônica – A Série


Ao gravar produção do Globoplay com icônicos personagens criados por Mauricio de Sousa, a atriz foi tomada por lembranças da infância. “Todo domingo, meu avô me presenteava com gibis”, recorda a atriz, que está na reprise da novela “A Favorita”, nas tardes da Globo

Um resgate emocional de seu passado permeado pelas histórias de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, emblemáticos personagens de Mauricio de Sousa. Assim, foi para Mariana Ximenes gravar Turma da Mônica – A Série, Original Globoplay, com 8 episódios, que estreia no próximo dia 21. “Adorei participar por vários motivos. Foi como um delicioso passeio pela memória. Na minha infância, eu era fanática por essa turma. Todo domingo, meu avô presenteava a mim e ao meu irmão com gibis”, relatou emocionada, ela, cujo trabalho mais recente na TV foi Luísa, Condessa de Barral (1816-1891), na novela Nos Tempos do Imperador, exibida até fevereiro desse ano, e que, no momento, brilha na reprise de A Favorita, no Vale a Pena Ver de Novo, nas tardes da Globo.

Mariana Ximenes em Turma da Mônica – Série como Madame Frufru (Foto: Divulgação/Globo)

No atual trabalho, ela surge como Madame Frufru, mãe superprotetora, perfeccionista e metódica, que desembarca no bairro do Limoeiro, com a filha, Carminha Frufru (Luiza Gattai), indo morar em uma mansão que vai chamar atenção dos curiosos. “Entrar no universo da personagem e encontrar um tom adequado para ela, a sua caracterização e figurinos me ajudaram a compor a Madame. Foi muito divertido, além, claro, da deliciosa convivência com todos os ótimos atores da trama e com a equipe incrível no set! Sempre quis também trabalhar com o diretor Daniel Rezende. Então, foi uma ótima oportunidade”, festeja ela sobre a série com redação final de Mariana Zatz.

Mariana estreia este mês em Turma da Mônica – A Série, no Globoplay (Foto: Globo/Kelly Fuzaro)

Enquanto aguarda a estreia, no início desse mês, Mariana postou em seu Instagram um momento de muito glamour. Ela conferiu o desfile da luxuosa grife Dior, na Semana de Moda de Alta-Costura de Paris, sentada na primeira fila, ao lado de Anna Wintour, editora-chefe da Revista Vogue americana. “Foi lindo estar nesse desfile, no Museu Rodin”, escreveu ela na rede social, onde tem 4,3M de seguidores. Lea, volta e meia, coloca uma mensagem mesmo que de forma sutil. No último mês, por exemplo, celebrou o Dia do Oceano, ao postar um #tbt no mar. “Resgato a linda memória do dia que estive nesse paraíso chamado Indonésia e também para lembrar que precisamos cuidar das águas do Planeta Terra”, escreveu.

ATRIZ SE EXPERIMENTA COMO APRESENTADORA

Este ano, fora da ficção, a atriz esteve à frente do Happy Hour com Mariana Ximenes, onde além dela conversar com personalidades como Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Claudia Raia e Antonio Fagundes, com quem encerrou a temporada do programa, em abril. Mariana aprendeu algumas técnicas de coquetelaria e que foram apresentadas ao público. “Uma das coisas que eu mais gosto na vida é estar com meus amigos acompanhada de drinks e muita conversa. Então, foi uma imersão completa. Participei do processo de criação, escolha das locações, dos temas dos episódios, cenários, assuntos. E adorei experimentar uma nova função”, recordou em entrevista ao GShow. Mas não foi exatamente uma estreia na função. Em 2010, surgiu como apresentadora convidada em uma edição do Superbonita, sobre pin-ups, no mesmo canal.

A atriz caracterizada como Luísa, em Nos Tempos do Imperador, sua mais recente novela (Foto: Globo/Fabio Rocha)

Ainda ao GShow, relembrou o sucesso de sua personagem, amante de Dom Pedro II (1825-1891), em Nos Tempos do Imperador. “Luisa era uma mulher feminista, totalmente a favor da igualdade, já entendia que as questões raciais atravessavam a vida das pessoas. Era uma mulher que não se acomodava com as injustiças. A luta continua atualmente. Claro que com vários avanços, mas muito ainda precisa ser feito…não podemos esmorecer ou parar de lutar. Só assim a mudança virá”, ressaltou a atriz de 41 anos. “Chegar aos 40 anos aflorou mais a minha vontade de me jogar na vida”, disse a RD1.

Nós mulheres não podemos esmorecer na luta por nossos direitos. Só assim a mudança virá – Mariana Ximenes

Agora, mostra toda empolgação com Turma da Mônica – A Série. A aventura começa após sabotagem da festa que Madame Frufru promove para a filha Carminha, com os integrantes da turminha se tornando os principais suspeitos. Assim, uma investigação é realizada pela maior fofoqueira do bairro, Denise (Becca Guerra). “O público pode esperar uma trama com aventuras e emoções, com novos personagens e histórias recheadas”, frisou Mariana.

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão voltam a ser interpretados respectivamente por Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira, que os interpretaram nos sucessos cinematográficos Turma da Mônica – Laços, de 2019, e Turma da Mônica – Lições, de 2021. Mariana relembra que o clima dos bastidores foi bastante animado. “Eu sempre levo uma caixinha de som para a sala de caracterização logo cedo, coloco música para já ir entrando no clima da filmagem. De repente, o Kevin chega com uma supercaixa de som e uma playlist maravilhosa! Desliguei a minha pequenina e começamos a trocar músicas, foi muito bacana! Eles também me ensinaram várias coreografias, foram todos uns amores! E muito responsáveis e concentrados na hora de filmar! Foi bonito de presenciar o trabalho dessa garotada talentosa”, contou.

Mariana Ximenes e Patricia Pillar, na novela A Favorita, reprise do Vale A Pena Ver de Novo (Foto: TV Globo/Ivone Perez)

E acrescenta: “Se pudesse dar um conselho para a minha personagem, falaria para ela relaxar e levar a vida com mais leveza e, principalmente, curta mais a filha”, ressaltou Mari, que ano passado marcou presença no longa-metragem L.O.C.A. – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, onde o relacionamento com o ex é abusivo. “Vale o lembrete que relacionamentos abusivos não são culpa da vítima e que não é fácil identificar ou sair dessa situação. Então, se conhecer alguém que vive um relacionamento assim, não julgue. Acolha essa pessoa para que ela se fortaleça e consiga sair dessa situação”, observou em entrevista a L’Officiel.

Aos 24 anos de carreira, Mariana atuou em novelas como Andando Nas Nuvens, A Padroeira, Chocolate com Pimenta, Guerra dos Sexos, Haja Coração, Passione, onde realizou o sonho de contracenar com Fernanda Montenegro, e A Favorita, atual reprise no Vale a Pena Ver de Novo. “A Lara, de A Favorita, foi uma personagem muito marcante na minha carreira e um trabalho que ganhei laços de amizade para a minha vida inteira”, ressaltou, no Instagram.