*Por João Ker
Começa hoje na CAIXA Cultural do Rio a Mostra Cinema Estrutural, com 30 filmes inéditos no Brasil em sua programação, incluindo de alguns diretores/artistas como o canadense Michael Snow, um dos grandes expoentes do movimento. Iniciada nos Estados Unidos durante o final da década de 1960 e adotada por Andy Warhol, a vertente underground que gerou a videoarte traz entre suas características principais a preocupação máxima com a forma acima do conteúdo, o que dado o trabalho do pai da Pop Arte, não é nenhuma surpresa. Apesar de sua importância para gerações futuras e sua influência em diretores contemporâneos, o Cinema Estrutural pouco é conhecido ou discutido no Brasil, algo que o evento pretende mudar com um debate a respeito do movimento integrando o line-up, que vai até 1º de fevereiro.
Theo Duarte, responsável pela curadoria da mostra, explica um pouco sobre essa importância do Cinema Estrutural para o hoje tão corriqueiro casamento entre a indústria audiovisual e as artes plásticas. “O cinema estrutural é o canto do cisne do cinema experimental antes da chegada da vídeo-arte. Talvez ele seja o último cinema experimental feito em película. Nesse sentido, não surpreende que ele tenha se voltado para as estruturas elementares do cinema, e que alguns de seus mais proeminentes realizadores, tais como Hollis Frampton e Michael Snow, tenham se lançado nos anos 1980 às mais inventivas investigações no campo do vídeo”, comenta.
Uns dos destaques da programação são “New York Eye and Ear Control” (1964) e “Wavelenght” (1967), ambos de Michael Snow e grandes representantes de toda essa vertente cinematográfica. Abaixo você vê um trecho deste último e, para conferir a programação completas, com outros nomes como Ernie Gehr, Paul Sharits, Joyce Wieland, George Landow e Tony Conrad, basta entrar no site oficial.
Wavelenght (1967)
Serviço:
Mostra Cinema Estrutural
Data: 20 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Horários: Consultar Programação
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingresso: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Artigos relacionados