* Por Carlos Lima Costa
Aos 50 anos, em sua melhor forma física, Fabio Assunção retornou à TV na segunda temporada da série’ Desalma’, drama sobrenatural, do Globoplay, interpretando o enigmático Traian Troader, bruxo centenário, que carrega com ele uma maldição. “O Traian se apresenta de forma misteriosa, com poder de magia. Ele vence o tempo, é imune à morte, está condenado à vida. Assim, não tem mais culpa de ser julgado, nem medo das consequências das suas ações”, relata o ator.
O personagem que foge do lugar comum provocou reflexões em Fabio, que fez questão de dividi-las com os 2,9M seguidores de seu Instagram. “Esse personagem me fez pensar sobre a eternidade, o tempo, a imortalidade e em como seria estar condenado à vida. Em que todas as nossas crenças se transformam quando sabemos que não haverá um fim? Traian me trouxe a possibilidade de pensar cada movimento corporal, como o de um animal que sente medo e está sempre à espreita, atento, usando todos os seus sentidos. Vivi um processo incrível para criá-lo”, enfatiza.
Traian é romeno, mas a série traz um universo de imigrantes e descendentes de ucranianos. Assim, no mesmo post, Fabio mostrou seu apoio a esse povo do leste europeu que sofre com a invasão da Rússia. “Vale registrar aqui o quanto nossa equipe teve auxílio de alguns ucranianos e o quanto somos solidários ao sofrimento que estão vivendo hoje”, escreveu o ator.
Além do trabalho, a família é outro motivo de orgulho para Fabio. Na véspera da estreia de Desalma, ele comemorou o primeiro aniversário de Alana Ayó, caçula de seus três filhos, e fruto de seu casamento com a advogada Ana Verena Pinheiro, de 28 anos. Na rede social, ele, inclusive, as homenageou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “Minha parceira, mulher que mudou minha maneira de levar a vida, minha amiga e esposa, uma mulher que tenho a honra de acompanhar. Minhas filhas meninas, tão potentes, personalidades fortes!!! Amo vocês”, se desmanchou o galã, pai ainda de Ella Felipa. Ele também tem um filho homem, seu primogênito, João, de 19 anos. Os mais velhos são de relacionamentos anteriores.
Feliz com a família e ostentando o corpo musculoso. Assim, Fabio gravou ‘Desalma’. Em 2020, por conta da série Fim, ele emagreceu cerca de 28kg, com o auxílio da nutricionista Adriana Tannure, o presonal trainer Chico Salgado e o endocrinologista Roberto Zagury. “Todo esforço foi para a série, mas sentindo os bons resultados na minha saúde e vendo meu corpo mais leve, adotei a atividade física e a alimentação saudável para a minha vida, o que me ajudou mental e espiritualmente”, postou ele, na época. Baseada em livro homônimo de Fernanda Torres, Fim acabou tendo as gravações adiadas por conta da pandemia da Covid-19 e deve ser retomada este ano.
Agora, está focado em ‘Desalma’, cuja história se passa em Brígida, pequena e fictícia cidade do interior no Sul do país, que esconde segredos seculares. Enterrada na floresta é encontrada a cabeça do bruxo Traian. O ótimo estado de conservação chama atenção no IML da cidade, que fica mais perplexo quando o corpo some. Traian Troader revive e vai atrás da bruxa Haia (Cássia Kis) para um acerto de contas secular. “Ele tem um conhecimento de outros séculos, uma universalidade no pensamento. Acho que os poderes dele vem do próprio conhecimento da alma que ele foi adquirindo com o tempo. E como foi perdendo os parâmetros, as referências, os amigos, é como se fosse se descolando desse mundo e vai para uma espécie de niilismo”, analisa.
Como é um personagem que não tem referências, para criar essa figura, Fabio, junto com a direção, não buscou estereótipos já feitos em filmes ou em papéis clássicos. Assim, em cena vai surgir com um tom mais fechado, discreto e real, e visualmente com tons claros nos cabelos, como vermelho e branco, para mostrar a junção de vários tempos.
Em termos de trama sobrenatural, não é a primeira experiência de Fabio, que em 1991, integrou o elenco da novela Vamp, recheada de vampiros. Mas era pura comédia. Agora, é um drama. E foi justamente do diretor artístico Carlos Manga Jr., o Manguinha, com quem Fábio fez a novela Vamp, quando ambos estavam começando suas vidas profissionais, que veio o convite para atuar em ‘Desalma’. Fabio havia estreado na TV, no ano anterior, na, então, novela das 8 Meu Bem, Meu Mal. “Esse trabalho nos reaproxima e reanima a nossa amizade. É uma série incrível. Adorei a primeira temporada, achei bastante encorpada e crível. Entrar na segunda temporada é uma novidade para mim, mas gostei disso. Em geral, a entrada de uma personagem de forma inesperada, provoca a trama, envolve o público. Essa é minha expectativa. Estou curioso para ver como irão receber o Traian, um personagem profundo. Quero ir para a abstração, brincar entre o obscuro e a iluminação, confundir a compreensão do espectador, encontrar o que há além do corpo físico. E, dentro disso tudo, encontrar ainda uma sutileza”, explica o ator sobre a série criada e escrita por Ana Paula Maia.
Fabio está afastado das novelas desde Totalmente Demais, de 2015/2016, reprisada, com sucesso, na pandemia. Nos últimos anos atuou nas séries Onde Nascem os Fortes, Todas As Mulheres do Mundo e Onde Está Meu Coração. Mas sua vitoriosa carreira é marcada por inúmeras telenovelas como Por Amor, Força de Um Desejo, Celebridade e Paraíso Tropical.
Artigos relacionados