Amor à vida: os ricos também choram na tela da Globo!


Como um autor surgido na extinta Manchete e consagrado por folhetins de época consegue sacudir a audiência com tramas dignas de Paramaribo

Walcyr Carrasco está trazendo a novela mexicana para dentro de sua casa. Félix, César, Pilar e sua rapaziada do babado têm transformado as noites do público em uma espécie de dramalhão latino, daqueles que costumam passar à tarde no SBT. Afinal, quem tem mais de trinta anos deve se lembrar perfeitamente da famigerada Os Ricos Também Choram, aquele dramalhão mexicano que passava no canal de Silvio Santos nos anos oitenta, no qual a protagonista, Mariana Vila Real, interpretada por uma espécie de Regina Duarte cucaracha, a atriz Verônica Castro, sofria o pão que o diabo amassou na mão de decrépitos vilões prontos a devorar-lhe o pâncreas. Depois de estourar na TV Globo com novelas de costume ambientadas em décadas passadas, como O Cravo e A Rosa – em cartaz atualmente no Vale a pena ver de novo com picos de audiência de 17 pontos –, o autor parece agora se aventurar por outras praias, ou melhor, playas, fazendo de sua Amor à Vida uma espécie de baluarte do gênero novelão, com recorde de 41 pontos, muito parecida com o tipo de estrutura dos folhetins mexicanos, só que exibida no horário nobre da TV Globo.

No capítulo de ontem, o jantar armado para desmascarar o vilão-mór César, em torno da mesa comprida da família que conduz a trama em Amor a Vida, os Khoury, acabou com a matriarca Pilar (olha só o nome, mais mexicano, impossível!) se engalfinhando no chão com a nora e ex-amante do seu ex-marido, Edith, fazendo as coreografias marciais de mucha lucha parecerem um musical vespertino do Teatro Oi Casa Grande. Isso momentos após de o primogênito, o vilão-bee Félix ouvir a bombástica declaração de que seu filho, Jonathan, na verdade, é seu irmão e filho de seu próprio pai com a sua mulher (a nora do pai). Confuso, não? Mas dá ibope.

Naturalmente, esse tipo de imbróglio familiar só existe em três tipos de trama: clássicos da literatura com abrangência de público limitadíssima, enredos da finada Nouvelle Vague dignos de levar 17 pessoas às salas de cinema e novelas sensacionalistas com pecha latina, capazes de fazer todas as Mercedes, Dolores, Pilares, Marias, Diegos, Enriques, Afonsos, Alejandros, Albas, Encarnacíons, Madalenas e Charos verterem litros de lágrimas capazes de encher uma piscina Tone modelo Guarujá.

Desde quando a novela começou, já se imaginava que Walcyr iria arrasar na receita de chilli com guacamole, apelando para a emoção exarcebada. Basta ouvir a música-tema cantada por Daniel na abertura, uma baba capaz de estourar os tímpanos do Dumbo. A prova de que isso dá certo está aí: o capítulo de ontem alcançou ótimos 38 pontos de audiência, confirmando mais uma vez que o público adora um quebra-quebra e pancadaria. A novidade, entretanto, está por conta do tipo de enredo com essa pitada latina que, até pouco tempo atrás, era motivo de deboche por parte dos telespectadores pseudosofisticados. Entre outras provas de que o escritor está fazendo uma nova revolução no folhetim, mexicanizando as tramas globais, é a presença, na mesma novela, do núcleo da megera e do amante que se juntaram para extorquir o dinheiro de uma pobre menina rica, interpretados, respectivamente por Fernanda Machado, Ricardo Tozzi e Marina Ruy Barboza. A personagem desta na trama, Nicole, já partiu para o nirvana, mas deixou, como herança indesejada para o casal, uma espécie de governanta mexicana, Lídia, encarnada com pompa e circunstância pela atriz Angela Rebello. Com seus modelitos austeros, cabelos negros arrematados com coque e colarinho fechado por camafeu, ela em muito se assemelha àquelas misteriosas e taciturnas serviçais que batem ponto constantemente nas produções da Televisa, a emissora de televisão que é responsável por nove entre dez dramalhões no México. Chega a ser curioso como uma novela da TV Globo apela para clichês – eficazes, mas ainda assim, clichês – como esses, mais de quarenta anos depois de o diretor Daniel Filho e a autora Janete Clair, já falecida, terem realizado outra faxina na emissora, quando aproximaram as histórias da realidade e aposentaram a novelista cubana Glória Magadan, até então uma sumidade no que se referia a esse tipo de dramalhão que Walcyr, agora, parece resssuscitar.