Amanda Spanner celebra destaque em ‘Pedaço de mim’, top 5 na Netflix, e fala sobre a instabilidade da vida do artista


Estreando no streaming na super produção brasileira de novela Netflix, conquistando o ranking global de séries não inglesas, a carioca que faz teatro desde os 15 anos, comemora a repercussão da sua personagem na série, diz que a vida já mudou por conta da visibilidade, mas frisa o quanto é importante que as oportunidades na profissão se democratizem e continuem chegando. Também produtora e autora, Amanda escreve atualmente um espetáculo com o ator Roney Vilella, e divide como precisa constantemente exercitar a fé na profissão e a resiliência para seguir. “Frequentemente penso em desistir, mas alguma coisa muito forte me impede. Odeio esse discurso puritano de que você não pode pensar em desistir da carreira, como se fosse falta de vontade. Os atores também comem, também precisam pagar uma vida que existe, e sem trabalho, a conta não fecha. O que procuro fazer é sempre me manter ativa, pra lembrar o porquê de ter escolhido essa profissão. Vejo muitas peças, faço aulas semanalmente, e estou sempre escrevendo alguma coisa, desenvolvendo ideias, entendendo que tipo de histórias quero contar”

*Por Brunna Condini

Conquistando o ranking global de séries não inglesas da Netflix, ‘Pedaço de mim‘, primeira novela brasileira para a plataforma – muitos também consideram o formato uma série, pela quantidade de episódios, 17, enquanto o streaming prefere o título de melodrama – vem repercurtindo desde a sua estreia em julho. A produção mistura no elenco nomes mais conhecidos do público como Juliana Paes, Vladimir Brichta e Palomma Duarte, com novos talentos do audiovisual, como Amanda Spanner. Carioca de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, na trama a atriz de 28 anos é Bia, que vive um amor intenso com Inácio (Bento Veiga), filho da personagem de Palomma, um DJ e deficiente visual. No decorrer da história, ela sofre e se posiciona contra os comentários capacitistas que são direcionados ao seu amado. “O que eu acho mais legal da relação dos dois é a parceria. Acho que essa palavra os define bem. É lindo porque a Bia toma as dores do Inácio, e briga com quem tiver que brigar, mas nunca ultrapassa o espaço dele. Porque também é uma forma de capacitismo você achar que a pessoa não é capaz de se defender”

Na vida eu também sou meio Bia… não mexe com os meus que eu viro bicho (risos) – Amanda Spanner

Amanda Spanner, celebra o destaque em 'Pedaço de mim', e fala sobre a instabilidade da vida do artista no país (foto: Catarina Ribeiro)

Amanda Spanner, celebra o destaque em ‘Pedaço de mim’, e fala sobre a instabilidade da vida do artista no país (foto: Catarina Ribeiro)

Amanda faz teatro desde a adolescência e se aventurou no audiovisual com dois curtas seus, ‘Goldfish‘ e ‘Enquanto os Outros Dormem’, este último lhe rendeu indicações internacionais. A produção da Netflix é sua estreia em séries. “Eu atuo, escrevo e produzo meus próprios projetos para que eles existam. É como minha alma se alimenta, não conseguiria ficar esperando os trabalhos virem. Desenvolver meus próprios projetos ajuda muito, porque me dá um norte, alguma coisa pra me segurar. Mesmo que eu não tenha nada, tenho as minhas ideias comigo e isso é tudo. O processo é lento, porque as coisas precisam de tempo, mas dá um ânimo acordar todos os dias e ter algo para se debruçar”.

Ela também reflete sobre como lida com as inseguranças da vida do artista. Antes de ‘Pedaço de Mim’, a atriz se mudou para São Paulo com o intuito de buscar trabalho. Morou numa casa com 15 pessoas e se matriculou em alguns cursos na cidade: “Comecei no teatro com uns 15 anos, e até hoje eu não tenho uma receita para lidar com isso. Acho que esse é o maior desafio do ator: continuar resiliente mesmo com tanta instabilidade. É seguir no escuro, fazendo o seu e acreditando que em algum momento as coisas virão. Tem momentos que essa resiliência é mais fácil, mas tem outros que fica duro seguir”, divide.

Amanda Spanner divide sua trajetória até o sucesso da Netflix e escreve peça de teatro com Roney Villela (Foto: Catarina Ribeiro)

Amanda Spanner divide sua trajetória até o sucesso da Netflix e escreve peça de teatro com Roney Villela (Foto: Catarina Ribeiro)

Frequentemente penso em desistir, mas alguma coisa muito forte me impede. Odeio esse discurso puritano de que você não pode pensar em desistir da carreira, como se fosse falta de vontade. Os atores também comem, também precisam pagar uma vida que existe, e sem trabalho, a conta não fecha. O que procuro fazer é sempre me manter ativa, pra lembrar o porquê de ter escolhido essa profissão. Vejo muitas peças, faço aulas semanalmente, e estou sempre escrevendo alguma coisa, desenvolvendo ideias, entendendo que tipo de histórias quero contar – Amanda Spanner

Bento Veiga e Amanda Spanner são Inácio e Bia em 'Pedaço de mim' (Divulgação/Netflix)

Bento Veiga e Amanda Spanner são Inácio e Bia em ‘Pedaço de mim’ (Divulgação/Netflix)

Atualmente escrevendo uma peça com o ator e amigo Roney Villela, Amanda conta como participar de uma grande produção do streaming já mudou sua vida. “Estar em uma produção desse tamanho me fez crescer muito artisticamente. Lidar com um set grande, uma equipe imensa e muito talentosa me fez aprender muito, tirei disso o máximo que pude. Foi um privilégio poder aprender com tanta gente boa. É claro que estar em uma série que é sucesso global é maravilhoso, mas o que fica é o desejo de continuar contando histórias, criando personagens, estudando e aprimorando meu ofício”, frisa.

Amanda Spanner, celebra o destaque em 'Pedaço de mim', e fala sobre a instabilidade da vida do artista no país (Foto: Catarina Ribeiro)

Amanda Spanner, celebra o destaque em ‘Pedaço de mim’, e fala sobre a instabilidade da vida do artista no país (Foto: Catarina Ribeiro)

Ela comemora ainda, a recepção do público de ‘Pedaço de mim‘ nas redes sociais. “As pessoas acolheram muito o casal, não esperava tanto! É óbvio que pelo tamanho do projeto essa repercussão devia ser esperada, mas eu não pensei muito sobre isso… Só estava feliz de poder fazê-lo, sem imaginar como seria esse pós. E tem sido melhor do que qualquer expectativa. Recebo muitas mensagens carinhosas das pessoas dizendo que amaram ‘Binácio’, que também queriam viver um amor assim. Pessoalmente também tenho recebido elogios pela conduta da Bia na série. Fico feliz, porque trabalhamos muito isso na construção dela, essa personalidade forte e o impulso de falar o que incomoda, mas ao mesmo tempo respeitosa e compreensiva”. E finaliza:

Outro dia, uma moça me parou na rua e disse que chorou quando soube que eu estava grávida. Confesso que demorei uns segundos para entender que ela estava falando da Bia (risos). As pessoas vêm até mim pra falar “poxa, que relação legal a de vocês’”, é delicioso de ouvir que o nosso trabalho tocou as pessoas de alguma forma – Amanda Spanner

"A repercussão do trabalho em 'Pedaço de mim' tem sido melhor que qualquer expectativa" (Foto: Catarina Ribeiro)

“A repercussão do trabalho em ‘Pedaço de mim’ tem sido melhor que qualquer expectativa” (Foto: Catarina Ribeiro)