*Por Brunna Condini
Parceria de sucesso é para ser celebrada. Principalmente em tempos em que os amantes das telenovelas se sentem carentes de novas histórias que os envolvam. É neste contexto que chega ao público, com expectativas já criadas, a próxima novela de João Emanuel Carneiro, ‘Mania de Você‘, na Globo. A sétima novela do autor na emissora também marca o retorno da sua parceria com Adriana Esteves. Segundo a atriz, ela tem “uma liberdade e uma afinidade particular com personagens que me obrigam o aprofundamento. Gosto de dar aquele mergulho interno e catar infinitas possibilidades dentro de mim. Existem trabalhos que temos mais facilidade ou não de fazer. Esses personagens ambíguos, eu tenho mais facilidade porque é meu grande tesão. Sou muito apaixonada por psicanálise, então quando consigo encaixar essas coisas que gosto dentro no meu trabalho, é muito bom”. Adriana também está em ‘Os Outros 2‘, que estreia no Globoplay em 15 de agosto. Na segunda temporada da série, sua Cibele procura o filho Marcinho (Antonio Haddad) que está desaparecido.
Acrescenta a atriz que a “Cibele de ‘Os Outros 2‘ é outra personagem que vai pelo mesmo caminho que descrevi, de poder dar um mergulho profundo e de infinitas possiblidades”. Na novela “Mania de Você“, Adriana encarna, por definição, o que seria mais uma vilã. E sobre exercitar a vilania em tramas de João Emanuel a atriz tem experiência: deu vida à icônica Carminha em ‘Avenida Brasil‘ (2012), e também a Laureta em ‘Segundo Sol’ (2018).
Mércia, a personagem de Adriana em ‘Mania de Você‘, é descrita pelo autor como: “fria, neurótica e solitária, esconde a carência com o escudo de brutalidade e fortaleza. Trabalha há anos na casa de Molina (Rodrigo Lombardi), de quem é amante e com quem tem um filho que rejeita, Mavi (Chay Suede). Criou Luma (Agatha Moreira) como filha, e é a grande opositora de Viola (Gabz)”. Sobre a experiência de vivê-la, Adriana ainda diz: “Gosto de ter uma personagem que acho que pode muitas coisas. A Mércia novamente é uma personagem que me possibilita isso. Quando digo que ela é misteriosa, simplifico a coisa toda na palavra ‘mistério’, porque é muito difícil explicar os lugares que ela me leva a ‘cavucar’ aqui dentro de mim para viabilizar sua existência”.
Com 35 anos de carreira na televisão, Adriana continua uma apaixonada pelas complexidades que envolvem a criação de um papel, e comemora a nova parceria com João Emanuel. “Esse é o tipo de trabalho que gosto, que me identifico. Dá vontade de estudar. Às vezes fico um pouco assustada com o volume de texto para decorar, porque o que eu mais gosto é investigar. Ficar em casa com meu lápiz tentando entender as referências, para onde essa mulher iria”. E acrescenta sobre o momento:
Sinto tesão em fazer essas personagens ambíguas, é a minha preferência, sou uma interessada em psicanálise, no estudo da mente. Então, ter um material nas mãos, que me proponha estudar o que mais gosto, que é a mente humana, é o tal do “presente” pra mim – Adriana Esteves
Continuidade de personagem
“Os Outros’, de Lucas Paraizo, com direção artística de Luisa Lima, se consagrou como a série mais assistida do Globoplay no ano passado. Talvez por isso, a expectativa em cima da segunda temporada seja grande. A sequência da história se passa em um condomínio de casas também na Barra da Tijuca, abordando temas como a intolerância e a busca pela verdade diante da polarização. Na nova fase entram novos personagens e outros, como a Cibele de Adriana, continuam sua jornada. A atriz observa que é a primeira que uma personagem sua tem continuidade, e constata: “A dor da Cibele é muito grande, uma dor que a gente não imagina, que a gente não quer imaginar, a dor da perda de um filho. É trágico. A Cibele cresce, evolui e se transforma, como todos nós. Está ai a beleza dela também”.
Artigos relacionados