“O Gebo e a Sombra”, nova obra do cineasta mais antigo do mundo em atividade, dá o ar de sua graça no Rio!


Estrelado por mitos como Claudia Cardinale e Jeanne Moreau, o filme de Manoel de Oliveira teve sessão neste final de semana!

Quase que de surdina, como se fosse uma confraria, os cinéfilos puderam conferir nesta noite deste sábado a pré-estreia de “O Gebo e a Sombra”, o novo filme do cineasta português Manoel de Oliveira, conhecido como o mais longevo em atividade, com 105 anos. A sessão, realizada à meia noite no Espaço Itaú de Cinema, reuniu curiosos acerca do filme que foi exibido no Festival de Veneza, em 2012.

Baseado em uma peça do dramaturgo português Raul Brandão escrita no início do Século XX, o longa tem Claudia Cardinale, Jeanne Moreau e Michael Lonsdale atuando ao lado de atores portugueses como Leonor Silveira e Ricardo Trêpa, habituês nas películas do diretor. Na história, Gebo permanece em sua vidinha sustentando a mulher e a nora, como contador, apesar da idade avançada e do desgaste com a própria existência, até a chegada do filho João, ausente há muito tempo e sobre o qual o protagonista parece esconder algo. Parece cabeça? Okay, é. Mas é obra de um dos mais respeitados film makers do mundo, realizando em média um filme por ano e com cinegrafia que começa ainda no cinema mudo e avança pelos dias de hoje, um marco na história da sétima arte. Vale esperar que entre logo em cartaz.

Foto (Divulgação)

Foto (Divulgação)