Lucinha Lins sobre etarismo: ‘Sexo vai existir em qualquer idade e de alguma maneira possível e gostosa’


Em entrevista exclusiva, a atriz e cantora fala sobre ‘Meninas Velhas’, espetáculo escrito pelo marido Claudio Tovar, sobre as possibilidades infinitas na vida da maturidade hoje. Além disso, Lucinha está na série ‘Sentença’ da Amazon Prime que estreia 15 de abril, e aborda amor, sexo, e carreira, e do retorno à TV muito pedido pelos fãs após sua participação no ‘Altas Horas’, da TV Globo: “Os fãs e eu estamos com saudades de fazer televisão. A pandemia está entrando na reta final, se Deus quiser. Trabalhar na Globo sempre foi muito bom, então esse convite pode acontecer. Estou sem contrato com ninguém. Adoraria ser chamada, mas não tenho nenhum convite ainda, vamos ver o que vai acontecer”

Lucinha Lins estreia peça e série: "Vou fazer 70 anos, mas penso que ainda tenho muito pra aprender" (Divulgação)

Lucinha Lins estreia peça e série: “Vou fazer 70 anos, mas penso que ainda tenho muito pra aprender” (Divulgação)

*Por Brunna Condini

Como disse Clarice Lispector, “a vida é um soco no estômago”. Sem dúvida, viver é risco, tem suas agruras, mas também pode ser encarada como um universo de oportunidades. E é assim que Lucinha Lins encara. Aos 69 anos, a atriz estará na série “Sentença“, dia 15, na Amazon Prime, e estreou ‘Meninas Velhas‘, espetáculo, em São Paulo, falando sobre envelhecer e poder viver intensamente. “Quem são essas mulheres, amigas de uma vida, que começam espetáculo na faixa de 60 anos? São pessoas que estão vivendo hoje, sem preocupação com o que passou. Elas têm sonhos, esperanças. Meu Deus, elas se apaixonam novamente e têm ideias para o futuro. Não perdem esse lado ‘meninas’, da alegria, do tesão, das possibilidades. Ao contrário, elas querem mais”, detalha Lucinha, que está em cena ao lado de Barbara Bruno, Sônia de Paula e Nadia Nardini.

O que fazem hoje as mulheres na maturidade que permanecerem com uma cabeça jovem e disposição física capaz de acompanhar qualquer pessoa mais jovem? O que desejarem e puderem. E nem sexo é mais um assunto considerado tabu nesta fase. “Tudo vai se transformando em nosso corpo, nas nossas possibilidades, em nosso tesões, desejos, libido, mas isso fica mais simples. Sexo vai existir em qualquer idade, de alguma maneira possível, adequada e gostosa. Para o resto da vida, é só querer”, opina a atriz.

Lucinha Lins fica em cartaz até dia 24 de abril, no Teatro Vivo, em São Paulo, com espetáculo sobre as possibilidades na maturidade (Divulgação)

Lucinha Lins fica em cartaz até dia 24 de abril, no Teatro Vivo, em São Paulo, com espetáculo sobre as possibilidades na maturidade (Divulgação)

Casada com o ator e dramaturgo Claudio Tovar há 39 anos e autor do espetáculo, Lucinha avalia: “Até acredito que para algumas pessoas sexo nesta fase da vida ainda seja tabu, mas acho que isso já mudou muito. A internet está aí gente. As coisas são menos feias, menos proibidas, as pessoas estão vivendo. A minha avó não fazia o que faço hoje, e eu sou uma avó de três netos. Um avô de hoje, por exemplo, está aposentado e vai surfar na praia com o neto a hora que quiser. Uma avó faz exercícios, entra em maratona”, observa Lucinha, que é mãe do ator e cantor Claudio Lins, de 49 anos, da advogada Luciana Rosário, 49, do dentista e produtor cultural João Lins, 46, do casamento anterior com Ivan Lins; e da jornalista e produtora Beatriz Tovar, 37, da união com Tovar. Ela também é avó de Tito, de 13 anos, Lui, 10, e Mariano, de 9.

Lucinha em momento em família com os filhos Claudio, João e Beatriz (Acervo pessoal)

Lucinha em momento em família com os filhos Claudio, João e Beatriz (Acervo pessoal)

Ela acabou de completar 69 anos, e ano que vem celebra duplamente números emblemáticos: 70 de vida e 40 de casamento. Sobre a parceria de uma vida com Claudio Tovar, ela não dá receitas, mas compartilha o que tem funcionado para o casal. “Nós somos completamente apaixonados um pelo outro. Não é o máximo? Não pensamos na longevidade da relação, a gente só continua casado. E gostamos disso. Temos problemas? Temos. Só não tem quem não conta. Volta e meia sai um arranca rabo (risos). Mas gostamos de estar casados. Espero ficar casada com ele até…sempre”, divide.

Lucinha e Claudio Tovar, parceiros na vida e na arte: "Nós somos completamente apaixonados um pelo outro" (Reprodução Instagram)

Lucinha e Claudio Tovar, parceiros na vida e na arte: “Nós somos completamente apaixonados um pelo outro” (Reprodução Instagram)

Cheia de entusiasmo, Lucinha tem apreciado o passar dos anos: “Pois é menina, estou a caminho dos 70, né? Que número grande, parece assustador, mas não é. Faz parte. Envelhecer dá trabalho? Dá. É difícil, complicado as vezes? É. Mas antes de mais nada, é uma situação natural. Isso não vai me fazer mal. Ao contrário, vai me fazer aprender cada vez mais. Esse é o grande barato de envelhecer: não deixar de querer saber. Tenho apreensões? Sim, as do momento, eu vivo nesse mundo. Existem, mas não tenho nenhuma dúvida a respeito da vida que eu estou vivendo hoje. Então, vou tratar sempre muito bem do presente. Vou trabalhar para chegar aos 70 e fazer uma grande festa”.

Pronta para o que vier

Longe da televisão desde ‘Apocalipse‘ (2017), na Record, emissora em que ficou 14 anos e saiu em 2020, a atriz estreia, além da peça, a série ‘Sentença’, na Amazon Prime Vídeo, em 15 de abril. Na produção, ela faz uma mulher com mais de 80 anos. “A maquiagem é sensacional, é de uma naturalidade! Gostei de me ver ainda mais velha. Ela é uma mulher tratada, rica, ou seja, está muito bem com seus oitenta e sei lá quantos anos. Então, se eu ficar com essa idade, parecida com essa personagem, vou me achar linda, o máximo. Curti muito esse trabalho, espero que as pessoas gostem e falem muito de mim nele”, torce.

A atriz em 'Sentença', da Amazon, em que faz personagem com mais de 80 anos: "Se eu ficar com essa idade, parecida com essa personagem, vou me achar linda, o máximo" (Reprodução)

A atriz em ‘Sentença’, da Amazon, em que faz personagem com mais de 80 anos: “Se eu ficar com essa idade, parecida com essa personagem, vou me achar linda, o máximo” (Reprodução)

Recentemente Lucinha esteve no ‘Altas Horas’, na TV Globo, em um programa só dedicado à atrizes e atores que também são cantores. Após a participação, os fãs começaram a pedir o retorno dela à TV. “Foi um momento emocionante de todos que estavam ali. E os meus fãs todos vieram ‘de com força’, com saudades de me ver na televisão. Eu também estou com saudades de fazer TV. A pandemia está entrando na reta final, se Deus quiser. Trabalhar na Globo sempre foi muito bom, então esse convite pode acontecer. Estou sem contrato com ninguém. Adoraria ser chamada, mas não tenho nenhum convite ainda, vamos ver o que vai acontecer”.

Em participação no 'Altas Horas': "Os fãs têm pedido meu retorno à TV" (Reprodução)

Em participação no ‘Altas Horas’: “Os fãs têm pedido meu retorno à TV” (Reprodução)

Sobre o desligamento da Record, ela comenta. “Essa emissora foi uma benção na minha vida. Também fiz personagens maravilhosos na TV Globo. Tenho na carreira de personagens incríveis e muitas histórias para contar. É um luxo ter participado de ‘Roque Santeiro’ (1985), ‘Salvador da Pátria’ (1989), ‘A Viagem’ (1994), mas nunca fui contratada da TV Globo, sempre foi por obra certa”, esclarece.

Ary Fontoura e Lucinha em 'Roque Santeiro' e hoje: "Me orgulho da minha trajetória (Reprodução)

Ary Fontoura e Lucinha em ‘Roque Santeiro’ e hoje: “Me orgulho da minha trajetória (Reprodução)

“Com a Record, aceitei um contrato que se renovou por duas vezes. Tenho um carinho pela emissora muito grande, mas os tempos mudaram. Nenhuma empresa aguenta mais ter um casting com atores que muitas vezes ficam parados um ano inteiro, recebendo salário, porque não têm trabalho naquele momento para o perfil deles. O meu tempo na Record foi espetacular, mas houve um momento em que não foi mais possível manter meu contrato. Foi isso que aconteceu. E imagina como essas empresas ficaram na pandemia. E o planeta, e todos nós. Todo mundo mudou sua forma de trabalhar. Vamos cair na real. Mas amo a Record e a TV Globo. Tomara que me chamem novamente”.

Lucinha aproveita para fazer um balanço da carreira e afirma que está pronta para o que vier. “Acho minha trajetória profissional linda. Com todos os acertos e erros, o meu saldo é muito positivo. Me orgulho muito do que pude mostrar até hoje, dentro do que posso e sei fazer. Tem uma coisa bonita quando a gente fica mais velha: poder olhar para o que você já fez. Agora sou ‘gente grande’: são 40 anos de carreira. Com a pandemia e as reprises de trabalhos, pude me ver, e foi encantador. São outros olhos para observar o que realizei. Quando estou fazendo um trabalho na TV tenho problemas para me assistir, é desagradável. Sempre acho que podia ter sido melhor, é uma autocrítica feroz. Mas ver um trabalho tantos anos depois, é maravilhoso, é um agradecimento. Me valorizei mais vendo coisas que fiz no passado. Me achei corajosa, me admirei muitas vezes, e também os atores com quem trabalhei’.

"Me valorizei mais vendo coisas que fiz no passado. Me achei corajosa, me admirei muitas vezes, e também os atores com quem trabalhei" (Divulgação)

“Me valorizei mais vendo coisas que fiz no passado. Me achei corajosa, me admirei muitas vezes, e também os atores com quem trabalhei” (Divulgação)