*Por Brunna Condini
Desde o início desta entrevista por vídeo, se tem uma coisa que poucas vezes saiu do rosto de Jarbas Homem de Mello foi o sorriso. “Ando assim mesmo, rindo à toa desde que soube que seria pai (fruto do seu casamento com Claudia Raia). É um desejo antigo e parece que ainda estou sonhando, sabe? Estamos recebendo uma quantidade inexplicável de amor. A vida está boa, continuamos trabalhando muito até ele chegar”, diz o ator, que estreia em 16 de outubro, no Teatro Liberdade, em São Paulo, um show em tributo ao Queen, banda de rock britânica liderada pelo inesquecível Freddie Mercury (1946-1991).
A previsão é que o bebê nasça entre 7 e 13 de março, porque por conta da idade da Claudia os médicos não querem que passe de 38 semanas – Jarbas Homem de Mello, ator
Apesar do volume de afeto direcionado ao casal e ao feito incrível de uma gravidez na maturidade, já que Claudia tem 55 anos, Jarbas lamenta a falta de empatia de algumas pessoas no ambiente virtual. “E isso vindo também de mulheres é uma pena, ainda mais quando vivemos tempos de exaltar a sororidade. Mas acho que muitas pessoas se sentiram ameaçadas no seu lugar de conforto, já que durante muito tempo em nossa sociedade disseram para as mulheres que, depois dos 40, elas não seriam mais férteis, então, aos 50, o plano deveria ser outro: trocar de carreira, viajar e não pensar em ter filhos. E aí quando vem uma mulher de 55, saudável e vai ter um bebê, podem pensar: quem ela acha que é para mudar o ‘plano’? Acredito que mexeu por aí com as pessoas. Eu até entendo, mas isso, agora, é uma realidade, porque ficamos sabendo que só em 2021 nasceram no Brasil 1.500 crianças de mulheres 50+. É incrível, não acha?”.
Achamos, sem dúvida. Tanto que as críticas não conseguem ofuscar a alegria vivida pelo casal que está junto há 10 anos. “A internet virou terra de ninguém, acho que temos que pegar dela o que nos faz bem. Lido bem com isso, Claudia diz que é por que sou leonino e tenho a autoestima boa (risos). Claro que me chateia ver gente desejar mal à uma mulher grávida, mas o que essas pessoas querem é atenção. Então, deixo para lá, não me apego a isso. As manifestações de amor são muito maiores”.
E revela os planos para depois da chegada do bebê. “A gravidez veio em um timing muito perfeito. Começamos a construir uma casa aqui no interior de São Paulo há dois anos e ela vai ficar pronta esse mês, o que é maravilhoso, antes do nascimento. Com isso, planejamos ficar mais tempo por lá. A previsão é que nasça entre 7 e 13 de março, porque por conta da idade da Claudia os médicos não querem que passe de 38 semanas. Vai ser pisciano. Queremos fazer numerologia, mapa astral, vamos deixar essa criança já com os caminhos todos abertos”, diverte-se.
Jarbas diz que faz questão de participar de cada etapa da gestação ao lado de Claudia Raia. “Quando digo que estou ‘grávido’ junto com ela é no sentido da parceria. Não tive sensações físicas (risos). Mas, por exemplo, se ela dorme mal naquela semana, também fico acordado, para tentar atendê-la, para que se sinta melhor. E ando muito emotivo”, conta. E acrescenta: “A Claudia está muito bem. Só tem um ponto que ela está tendo que administrar, já que mulher grávida não pode tomar remédios fortes e tal: a enxaqueca que sente há anos. É só isso, porque está disposta, radiante, mais linda ainda, é impressionante”.
Construímos uma casa no interior de São Paulo e pretendemos ficar mais por lá quando o bebê nascer – Jarbas Homem de Mello, ator
O ator reconhece que a história do casal tem inspirado outras pessoas por aí. “Hoje existem muitos caminhos na medicina. Se é seu sonho gerar um filho, não desista, tente. Só conseguimos, porque a Claudia tinha feito todo o estímulo para a inseminação. Congelamos os óvulos dela aos 48 anos e fizemos o procedimento no final do ano passado e, na fertilização, os embriões não vingaram. Mas o corpo estava estimulado para gerar”, recorda. “Vale muito a pena todo esforço. Estou tão feliz neste período de gravidez, que nem sei o que vou fazer quando essa criança nascer. Já falei para a Claudia que acho que não vou mais querer sair de casa (risos)”.
Furando bolhas
O amor de Jarbas Homem de Mello por Freddie Mercury e pela banda Queen é tão grande que na aliança de casamento dele está gravada a frase ‘I was born to love you‘. Já na de Claudia Raia está a continuação da letra: “with every single beat of my heart“. A música que marcou o casal está no setlist do show ‘Jarbas Homem de Mello canta Queen‘. “A banda faz parte da minha vida, escuto desde os 14 anos. Dedicaria para o meu filho que vai nascer, a canção ‘Love of my life’. Embora seja uma canção de despedida, é tão linda a melodia e a entrega dessa música, que escolheria essa”. E adianta: “No meu show, a Claudia entra em uma gravação, fazendo um dueto comigo nesta música. Vai ser emocionante”.
Com 30 anos de carreira e 25 peças no currículo, o premiado ator de musicais também fez participações em novelas e apresentou os programas ‘Cultura, o Musical e Talentos Cultura’, na TV Cultura, além de ter sido jurado do Dancing Brasil, na Record, mas revela que fazer TV e cinema é um objetivo. “Adoraria sair da minha zona de conforto e fazer um papel mais dramático, bem diferente de mim, um super vilão, por exemplo. Continuo buscando essa oportunidade. Aqui no Brasil existe um preconceito com atores de teatro musical, acham que nós não vamos conseguir interpretar de maneira mais natural, o que é uma grande bobagem. No mundo inteiro não existe isso. Olha a Meryl Streep aí. Mas aqui isso ainda precisa ser desconstruído. Estou tentando ‘furar essa bolha’ faz tempo. Quem sabe depois da paternidade, que entrei na moda de novo, role algo (risos)”.
Artigos relacionados