Heloísa Períssé está em peça, fala do retorno às novelas, amor após separação e maturidade: ‘Me sinto uma gostosa’


Em cartaz com o espetáculo ‘Avesso do Avesso’, no Rio, ao lado de Marcelo Serrado, a atriz também foi anunciada na próxima novela da seis prevista para junho, ‘Êta Mundo Melhor’, para viver a vilã Zulma, e fala sobre a possibilidade de retorno às novelas após oito anos. Celebrando uma nova fase e cinco anos da remissão de um câncer, Heloísa compartilha os ganhos do amadurecimento, a conquista de um lugar de serenidade através da espiritualidade e do autoconhecimento; e comenta a relação com Mauro Farias, de quem se separou em outubro do ano passado, após 22 anos de casamento. Ela também revela se o coração está aberto para o amor: “Continuo acreditando no amor. Acho que ele em si, é potente demais para ser definido. É absoluto”. Aos 58 anos, a atriz afirma que não tem medo de envelhecer: “Me sinto uma gostosa”

*Por Brunna Condini

Até 2 de fevereiro podemos assistir uma impagável Heloísa Périssé em cena ao lado de Marcelo Serrado (que também está arrasando na novela ‘Beleza Fatal‘ da Max), no espetáculo ‘Avesso do Avesso‘, em cartaz no Rio. Amigos-irmãos há quase 40 anos, os atores fazem do palco o playground, divertem e emocionam o público. “Dizem que temos química, mas isso é afeto, compreensão com o outro. O melhor de uma amizade assim é a intimidade. E o pior também (risos). Sério, o bom é que a intimidade te dá limite, você sabe até onde pode ir com o outro. E somos generosos juntos”, diz Heloísa, que já havia trabalhado com Serrado no sitcom’Tem que Suar‘, no Multishow. E comenta sobre o espetáculo que fala dos desajustes nos relacionamentos de seis casais diferentes. “A verdade é que os casais precisam se ajustar ao longo de toda relação. Uns fazem isso com mais facilidade, outros não. Mas todos estamos constantemente em ‘obras’, em casal ou sozinhos”. Ela mesma, tem experimentado um novo momento após se separar do diretor Mauro Farias em outubro do ano passado, após 22 anos de casamento. “Um dos casais na peça se separa após 15 anos e ficam amigos. E isso é tão bom e foi exatamente o que aconteceu comigo e com o Mauro. Temos um ótima relação. Esse ano lanço o filme ‘Loloucas‘, dirigido por ele”.

Com seu nome divulgado para a próxima novela das seis, prevista para junho, ‘Êta Mundo Melhor‘, para viver a vilã Zulma, Heloísa fala sobre o retorno às novelas após oito anos (seu último folhetim foi ‘Novo Mundo‘, em 2017). “Estamos nessa conversa boa e é uma grande possibilidade. Adoraria fazer, fiquei muito feliz com o convite. Se Deus quiser isso vai se concretizar. A conversa está avançada”, revela. E analisa o momento em que afirma viver uma relação de amor com ela mesma. E o coração, está aberto ao amor também?

Continuo acreditando no amor. Acho que ele em si, é potente demais pra ser definido. É absoluto. O relacionamento é a parte mais rasa do amor. Acredito no mesmo tipo de amor que sempre acreditei, o que é um estado de ser – Heloísa Perissé

Heloísa Períssé está em peça, fala de retorno às novelas, da relação após a separação e da abertura para o amor (Reprodução/Instagram)

Heloísa Períssé: “Tenho uma ótima relação com meu ex-marido e este ano lanço o filme ‘Loloucas’, dirigido por ele” (Reprodução/Instagram)

Heloísa fala mais do espetáculo que tem direção de Marcelo Saback e textos de Aloísio de Abreu, Tati Bernardi, Claudia Tajes, Regiana Antonini e Gustavo Pinheiro. “Sentimos muito a identificação do público, porque falamos dos relacionamentos com leveza. Tem uma cena da Tati Bernardes na qual o público reage na hora. É quando a mulher do casal em questão, vira para o cara e diz: “Eu te amo tanto, mas só queria uma coisa”. Daí o outro diz: “Pede. Pede qualquer coisa”. E ela responde: “Só queria que você não fosse você”. É isso. Às vezes você ama muito alguém, mas a convivência se torna incompatível, e só quer que a pessoa seja outra (risos). Porque vai conhecendo suas indiossincrasias, vai percebendo o que gosta e o que não gosta. Vai entendendo as afinidades que unem vocês. E os pontos que se perdem, os desgastes da vida. Por isso, acho mesmo importante é manter o saldo positivo da relação, continuando ou não”, reflete.

Marcelo Serrado e Heloísa Périssé se reúnem pela primeira vez no palco na comédia “Avesso do Avesso" (Divulgação)

Marcelo Serrado e Heloísa Périssé se reúnem pela primeira vez no palco na comédia “Avesso do Avesso” (Divulgação)

Maturidade

Aos 58 anos, a atriz afirma que não tem medo de envelhecer. “Me sinto uma gostosa”, diz, soltando na sequência uma gargalhada. “Estou cada dia melhor, por dentro. O de fora é só um reflexo dessa tomada de lugar de existência. Quando você descobre esse lugar, a vida para de ser uma ‘guerra’ e passa a ser mais harmoniosa. Estou na minha segunda adolescência, melhor do que nunca. Digo segunda adolescência, porque agora já tenho minha profissão, minha carreira, minha grana, já sei que não morro de amor, em remissão da doença, com minhas filhas maravilhosas ao meu lado…estou num puta lucro. Me sinto cada dia mais linda, concordo quando dizem isso (risos). Me sinto muito bem”.

Hoje sou mais vaidosa. Me cobro estar mais bem vestida, na moda, ter coisas boas. Nunca fui muito ligada a nada disso, mas resolvi ser uma jovem senhora muito gata. Estou me amando – Heloísa Perissé

"Me sinto uma gostosa. Estou me amando" (Reprodução/Instagram)

“Me sinto uma gostosa. Estou me amando” (Reprodução/Instagram)

E conta que a maturidade trouxe mais consciência sobre si e suas relações. “De forma geral, o amadurecimento me trouxe mais empatia, compaixão, responsabilidade sobre as coisas que acontecem na vida e que chamo para mim. Estou sempre atenta à energia e à frequência das pessoas, para atrair o que desejo perto de mim”. E acrescenta: “Hoje eu não espero nada de ninguém. Então, se você vem me dar uma ‘migalha’ já te acho a melhor pessoa do mundo. E isso aprendi lendo Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), que disse: ‘a vida não é entre eu e o próximo, a vida é entre eu e Deus’. Isso me trouxe uma liberdade enorme. Eu faço, mas não espero nada. Porque não estou dando ao outro, estou dando ao universo, ao lugar que vai me espelhar. E mesmo que não volte da pessoa, de algum outro lugar voltará. Nunca se poupe na vida de dar o seu melhor”.

"Continuo acreditando no amor. Acho que ele em si, é potente demais pra ser definido. É absoluto. O relacionamento é a parte mais rasa do amor" (Reprodução/Instagram)

“Continuo acreditando no amor. Acho que ele em si, é potente demais pra ser definido. É absoluto. O relacionamento é a parte mais rasa do amor” (Reprodução/Instagram)

Investindo eu autoconhecimento e na espiritualidade ao longo dos anos, a atriz comenta que tem feito esta busca “desde os 20. A vida é uma passagem, e já chegamos também com uma passagem da volta nas mãos. Isso me faz ter o desejo de otimizar o meu tempo, fazer da minha existência e do meu entorno algo edificante, melhor”.

Se tem uma intimidade que busco na minha vida é com a morte. Tanto é, que quando fiquei doente (ela descobriu um câncer nas glândulas salivares em 2019), as pessoas diziam que eu senti a morte de perto, mas nunca senti isso. Experimentei mais a proximidade da morte no dia que engasguei com um pedaço de frango. Se não fosse uma amiga perto, eu teria ido. O câncer não foi um pavor para mim – Heloísa Perissé

Heloísa compartilha ainda, as transformações internas do período do tratamento até aqui, e celebra os cinco anos da remissão da doença: “Não foi ali que conheci Deus, foi ali que eu vivi Deus. Foi um estreitar de laços profundo de uma afinidade que sempre busquei. esse ano vou fazer o caruru da vitória, para comemorar a cura e paz nesta existência”.

"Nunca fui muito ligada a moda, vaidade, mas resolvi ser uma jovem senhora muito gata" (Reprodução/Instagram)

“Nunca fui muito ligada a moda, vaidade, mas resolvi ser uma jovem senhora muito gata” (Reprodução/Instagram)