“Você é o Snoopy”. A frase dita pelo ator e produtor do espetáculo “Meu Amigo Charlie Brown”, Leandro Luna, definiu o novo personagem de Tiago Abravanel no musical que está em cartaz no Teatro Bradesco, no Shopping Village Mall. Na peça, que é uma adaptação fiel da versão original de Charles Schulz na Broadway e está em sua segunda montagem no Brasil, o ator interpreta o atrevido e um tanto quanto sarcástico cachorrinho Snoopy. Mas nem sempre este foi o papel de Tiago. Em 2010, o ator e cantor havia feitos os testes para a primeira montagem de “Meu Amigo Charlie Brown” e passado para o personagem Linus. No entanto, para este ano, quando Leandro Luna decidiu remontar o musical, uma longa conversa por telefone entre o ator e o produtor decidiu pela troca de personagem.
“Eu liguei para o Leandro e, depois de duas horas de conversa pelo telefone, eu perguntei se ele não achava que eu tinha mais a ver com o Snoopy, e não com o Linus. No momento, ficou um silêncio na ligação e ele me respondeu falando que eu era o Snoopy da vida real”, lembrou Tiago Abravanel que, há seis anos, não conseguiu participar do musical como Linus. “Na época, eu estava no musical ‘Hairspray’ em cartaz aqui no Rio de Janeiro. E, como seria ao mesmo tempo, eu não consegui fazer a primeira versão. Mas eu lembro que no dia que eu fui assistir em São Paulo eu fiquei falando para o (Leandro) Luna que queria muito fazer”, disse.
Em cartaz até a primeira semana de dezembro no Teatro Bradesco, o espetáculo é um show de arte, diversão e reflexão para todas as idades. Embora possa parecer destinado ao público infantil, Tiago Abravanel e o elenco de “Meu Amigo Charlie Brown” acreditam que o texto é dedicado aos adultos. Para esta versão no teatro, Leandro Luna apostou em uma montagem que traduzisse a experiência dos quadrinhos de jornais. E, como explicou Tiago, formato está claro nas ações, interpretações e até posturas dos personagens. “Inicialmente, a gente entendeu que o espetáculo era como se estivéssemos lendo as tirinhas de jornal. Ou seja, nós temos em cena uma linguagem corporal de 2D. É como se o público estivesse vendo os quadrinhos de frente. Outro fator é a própria identidade e caracterização dos personagens. A atitude física deles como crianças e minha como cachorro colaboram muito para que a gente não saia dessas interpretações”, explicou.
Apesar de não ser para o público infantil, Tiago Abravanel destacou a experiência com as crianças durante e depois das apresentações. Depois de dois meses em cartaz com o espetáculo “Meu Amigo Charlie Brown” em São Paulo, o ator se divertiu ao relembrar as histórias envolvendo os pequenos. “As pérolas que saem da boca de uma criança, tanto em cena como na vida, são maravilhosas. O que a gente ouve deles é a opinião livre do filtro que o adulto tem. Então, poder receber da plateia esse feedback cru do que a gente faz em cena, às vezes até de forma imediata, é muito gostoso”, afirmou o ator que foi chamado de gordo por um dos espectadores mirins durante uma sessão do musical.
Mas engana-se quem pensa que dançar, cantar, interpretar e ainda interagir com a criançada – tudo ao mesmo tempo – seja uma tarefa simples. Conhecedor da arte de musicais, Tiago Abravanel que, além de “Meu Amigo Charlie Borwn” ainda tem “Tim Maia – Vale Tudo” e “Hairspray” no currículo, contou sobre a maratona dentro e fora dos palcos. Sobre as múltiplas experiências, o ator caracterizou a correria em uma frase: “Nós somos atletas da arte”. Para aguentar a dinâmica deste tipo de espetáculo, Tiago Abravanel apontou que é necessário haver um preparo especial para dar conta de tanto gasto de energia. “Eu acho que cada um tem o seu método para conseguir aguentar. Mas, em comum, todos nós precisamos de uma técnica para poder fazer tantas sessões cantando esse tipo de música. Em relação aos meus cuidados específicos, eu vou à fonoaudióloga uma vez por mês, tento sempre fazer aulas de canto para manter a musculatura, dormir bem e me exercitar regularmente. Para mim, o teatro musical é uma maratona no palco. E esse é um espetáculo muito físico em que nós interpretamos crianças, na verdade eu sou um cachorro, o que demanda ainda mais um trabalho de corpo”, avaliou.
Bom, já deu para ver a dedicação e a euforia de Tiago Abravanel na pele do cachorrinho Snoopy em “Meu Amigo Charlie Brown”, certo? Pois bem. Ao HT, o ator contou que, para tudo isso acontecer, tinha uma condição disfarçada de brincadeira: “Eu disse que só entrava para o musical se a gente conseguisse trazer o espetáculo para o Rio”. E deu certo. “Eu não me conformava com a possibilidade dos cariocas não assistirem a essa montagem. A nossa ideia inicial era estrear no Rio. Porém, nós não conseguimos viabilizar financeiramente para isso. Quando este patrocínio entrou, nós viemos para cá correndo”, revelou. Que prestígio, hein cariocas?
As belezas naturais e a energia do Rio de Janeiro são quesitos indiscutíveis que, provavelmente, fariam qualquer artista trazer um espetáculo para cá. Mas, para Tiago Abravanel, o motivo foi um pouco além. Na verdade, a razão o acompanha desde 2012. “O Rio de Janeiro, que continua sempre lindo, me conquistou que uma maneira avassaladora por causa do musical do Tim Maia. Eu já tinha vivido experiências incríveis na cidade com o “Hairspray”, quando estive em cartaz. Mas com o espetáculo do Tim Maia eu senti que estava sendo recebido pela cidade de braços abertos. Por isso, uma boa parte da minha personalidade hoje é carioca e tem a alma do Rio de Janeiro”, afirmou.
Prova desse encantamento de Tiago Abravanel pela cidade maravilhosa é que o ator e cantor também quer trazer outro projeto para cá. No comando do maravilhoso “Baile do Abrava”, ele nos contou que o Rio de Janeiro precisa viver um pouco mais da energia desta festa especial. E imaginem esta cominação: evento animado com gente animada. “Eu queria muito voltar com o baile para o Rio. Esse ano nós só fizemos uma edição e foi bem no começo. Lá em São Paulo, o evento está um sucesso tão grande, que minha vontade de trazer para o Rio só aumenta”, contou o cantor que segue com os shows, eventos coorporativos, casamentos e aniversários paralelos ao espetáculo “Meu Amigo Charlie Brown”. Inclusive, este ano, Tiago Abravanel já lançou duas músicas novas: “Estrada Afora” e “Te Quero na Rua”. Já ouviu?
Embora não tenha projetos futuros de séries ou novelas para a televisão, Tiago revelou que possui planos ainda secretos para a telinha. Enquanto não descobrimos os projetos do ator, cantor e multitalento, ele nos contou como consegue administrar tantas idéias, projetos e compromissos na carreira. E, segundo confessou, o segredo está nos companheiros de estrada. “Ainda bem que eu tenho uma equipe me ajudando a organizar essa minha agenda maluca. Porque, se dependesse de mim, libriano como sou, eu não ia dar conta de comandar tudo”, brincou.
E, por falar em televisão, recentemente, Tiago Abravanel protagonizou uma união inesperada e aplaudida, principalmente na internet. Ator da Rede Globo e neto de Sílvio Santos, do SBT, Tiago fez a abertura do Teleton deste ano na pele de seu avô. Sim, leitores. Como se fosse Silvio Santos, o ator da Globo abriu um programa no SBT. E mais: além de cantores e artistas da emissora paulista, o também ator global Marcelo Serrado protagonizou a cena ao lado de Tiago Abravanel. Apesar de confuso, o ator e cantor comemorou a parceria entre as duas emissoras em prol de uma causa maior: a campanha do Teleton. “Eu achei incrível e fiquei super feliz. Eu como um cara que ama o engajamento do Teleton e total dedicado ao trabalho na Rede Globo, eu me sinto quase como um responsável por unir esse projeto que é por uma causa maior. No Teleton não há guerra de audiência e, sim, a parceria para a reabilitação de deficientes físicos de todo o Brasil. É muito mais do que uma disputa por concorrência. Então, se eu puder, como representante da Rede Globo, agregar mais ao projeto do Teletom, eu vou me sentir honrado”, comemorou Tiago Abravanel que completou: “A relação da Globo com o SBT é maravilhosa”.
Artigos relacionados