Quem não conhece a peça “Sonho de uma noite de verão”? A clássica história de William Shakespeare já inspirou diversas montagens pelo mundo, mas a versão da companhia teatral Shit-faced Shakespeare é inovadora. A ideia é que, durante o espetáculo, um dos atores em cena esteja bêbado. Funciona assim: o artista em questão começa a beber quatro horas antes de subir ao palco enquanto os outros sete do elenco continuam sóbrios. Pensa que não tem como dar certo? Pois a peça já está prestes a entrar no West End, a versão londrina da Broadway, após temporadas de sucesso em festivais de teatro em Edimburgo, na Escócia, e Brighton, no litoral inglês. A montagem exótica foi tão aceita que inspirou a criação de uma filial da peça em Boston, nos Estados Unidos.
Na maioria das vezes, os atores conseguem desempenhar bem seus papéis. Porém, é quando eles ficam sem condições que a plateia morre de rir. Aliás, o público tem uma função importante: se eles chegarem à conclusão de que o artista não está suficientemente alcoolizado, podem continuar dando bebidas para quem está no palco. O diretor da montagem, Lewis Ironside, faz questão de destacar que sempre toma cuidado para que a embriaguez não ultrapasse o limite e que há sempre algum profissional acompanhando o artista. Além disso, como o elenco conta com oito atores, cada um só fica bêbado a cada quinzena.
Coincidências à parte: a relação do clássico dramaturgo com o álcool vem de muito antes. Há a crença de que algumas das melhores peças de Shakespeare foram escritas enquanto ele estava bêbado e tem quem defenda que até a plateia costumava curtir as histórias embriagada na época. A versão alcoólica de “Sonho de uma noite de verão” estreia no dia 26 de abril no Leicester Square Theatre e fica em cartaz até 11 de junho.
Artigos relacionados