O Centro do Rio é o lugar central do universo artístico carioca deste fim de semana. Por lá, os festivais Art Rio, Art Rua, Visualismo e a mostra “Maria de todos nós” fazem a felicidade daqueles que curtem um programa mais cabeça. No campo musical, Maria Bethânia volta à cidade com seu espetáculo “Abraçar e Agradecer”, enquanto o teatro tem como destaque a adaptação de “Os Intocáveis”, no Theatro NET Rio, e a chegada de “Esperando Godot” pela companhia irlandesa Smock Alley, no CCBB. Os outros destaques da nossa agenda cultural, você confere abaixo:
Cinema:
“Infância”: o drama de Domingos Oliveira mostra o convívio de uma família rica, mas em decadência, na década de 1950. No elenco, Paulo Betti, Nanda Costa, Maria Flor e Fernanda Montenegro, além da revelação mirim, Raul Guaraná.
“Eu nunca”: o filme traz um quê de thriller psicológico enquanto questiona a personalidade de três adolescentes com uma câmera na mão, que vão passar o feriado em uma casa de campo e acabam revelando suas verdadeiras facetas durante o clássico jogo do Eu Nunca.
“Pequeno dicionário amoroso 2”: comédia romântica com elenco de peso e dirigida por Sandra Werneck, o filme traz Eduardo Moscovis, Andréa Beltrão, Daniel Dantas, Fernanda Vasconcellos e Glória Pires questionando as dinâmicas amorosas. Aqui você fica sabendo como foi a pré-estreia do filme no Cinépolis Lagoon.
“Nocaute”: em mais uma metamorfose incrível, Jake Gyllenhaall vive um lutador que coloca sua vida em risco no ringue, enquanto sua esposa, interpretada por Rachel McAdams, acaba sofrendo as consequências. Drama pesado.
“Love”: em mais um título polêmico, Gaspard Noé resolve explorar as novas relações amorosas da geração atual, com um quê de “Os sonhadores” (Bernardo Bertolucci, 2002), mas em uma versão mais focada no sexo do que na política, com cenas explícitas em 3D.
Shows:
Maria Bethânia, Vivo Rio: continuando a comemoração dos seus 50 anos de carreira, a rainha volta ao Rio com o espetáculo “Abraçar e agradecer”, com apresentação dupla no fim de semana, revisitando clássicos, cantando músicas inéditas ou recitando textos de Clarice Lispector, Wally Salmoão e Carmem Oliveira. A direção, criação de luz e cenografia são assinadas por Bia Lessa.
Diogo Nogueira, Citibank Hall: o sambista estreia a sua nova turnê de divulgação do disco “Porta-voz da alegria”, no sábado, e aqui você encontra uma entrevista exclusiva com ele, falando sobre essa nova fase na carreira.
Wilson Moreira, Cidade das Artes: em apresentação especial neste sábado, o sambista recebe amigos como Pedro Miranda, Didu Nogueira, Darcy Maravilha, Rodrigo Carvalho e Ilessi.
Festas:
“Bootie Rio vs Drag-Se”, Fosfobox: a incrível Deize Tigrona e o DJ Rodrigo B2B Moreira são os convidados dessa edição da melhor festa de mash-ups do país, que hoje ainda conta com o reforço do pessoal do Drag-Se. Ou seja: lacração, bate-cabelo e aquela mistura de músicas que ninguém consegue prever ou ficar parado.
“La Cumbia + Funk The Chic”, Morro do Vidigal: depois de lotarem o Arco do Teles na última edição, o pessoal da La Cumbia leva toda a sua vibe rebolativa para o alto do Vidigal, com a convidada especial adicionando uma pitada de soul, groove e black.
“Rave Gótica”, És uma maluca: não se deixe enganar pelo nome – o evento é tudo menos deprimente. Na verdade, se houvesse um Oscar de Melhor Descrição de Festas, a Rave Gótica com certeza levaria o troféu para casa. A balada leva o conceitual ao extremo, agita o bairro de Vila Isabel e ainda promete integração com artes e performances.
“Selvagem”, Gamboa: a festa que conquistou Riccardo Tisci e foi a responsável por um dos DJ sets do aniversário de Giovanni Bianco ocupa o Cais da Imperatriz nesse sábado e HT já dá a dica – chegue cedo, porque a balada tem lotado regularmente.
Teatro:
“Intocáveis”, Theatro Net Rio: depois do sucesso que o filme francês de Olivier Nakash e Eric Toledano alcançou, Ailton Graça e Marcello Airoldi recriam nos palcos a historia de amizade entre um milionário tetraplégico e o assistente que ele contrata. Aqui você lê uma entrevista exclusiva com Ailton, que ainda fala sobre preconceito.
“Amores Difíceis”, Caixa Cultural: com direção e dramaturgia de Maria Lour, o elenco formado por Alexandre Zampier, Helena Portela, Janaina Matter e Pablito Kucarz encena o dia a dia de um casal que, vítima da sociedade contemporânea, raramente se encontra, uma história baseada no conto “Aventura de um esposo e uma esposa”, de Ítalo Calvino. Para tal, eles buscam referências em cenas clássicas de William Shakespeare, Anton Tchecov e Federico García Lorca.
Esperando Godot”, Centro Cultural Banco do Brasil: um dos maiores clássicos de Samuel Backett ganha nova montagem no CCBB com direção do irlandês Patrick Sutton, da companhia Smock Alley. No elenco, Charlie Hughes, Patrick O’Donnell, Simon Stewart, Ronan Dempsey e Torsten Brescanu.
“Solos de Memória”, Castelinho do Flamengo, mais especificamente no Centro Cultural Oduvaldo Filho, o pessoal da “Uma certa companhia” improvisa textos sobre memória, criando diálogos ficcionais e reflexivos, sob a direção de Morena Cattoni. No elenco, Daniel Chagas, Gisela de Castro, Marcéli Torquato e Natasha Corbelino.
Arte:
Art Rio 2015, Píer Mauá: o evento ocupa quatro armazéns com mais de 1.200 artistas, 80 galerias, com obras que vão de performances e instalações a fotografias e pinturas. Nós conferimos a abertura e você pode saber tudo o que rolou aqui.
Art Rua 2015, Porto Maravilha: levando a arte urbana para o Centro, o festival reúne alguns dos maiores grafiteiros e expoentes da cena underground, em um espaço que ainda une música – com várias festas ao longo do fim de semana – e gastronomia, onde um dos convidados é o chef Pedro Benoliel, e você encontra uma entrevista com ele aqui.
Visualismo, Praça Mauá: se o futuro da arte está na tecnologia, o festival Visualismo está de acordo com a onda, reforçando a programação artsy do Centro com projeções nos prédios em volta, reunindo artistas como Kátia Maciel, André Parente, Roberta Carvalho e muitos outros, sob a curadoria de Lucas Bambozzi. O evento também reúne obras de Vik Muniz, Regina Silveira e VJ Spetto, que desenvolveram trabalhos especialmente para a ocasião. Aqui, você lê uma entrevista com Renata Sbardelini, uma das idealizadores do evento, além de conferir a programação completa.
Rio Fashion Day, Sede do Botafogo: unindo moda, gastronomia e entretenimento, o evento chega a Botafogo neste sábado, com mais de 80 grifes apresentando suas coleções de Primavera/Verão 2016, com peças masculinas e femininas, além de acessórios.
“Maria de todos nós”, Paço Imperial: a exposição comemorativa dos 50 anos de carreira de Maria Bethânia chega ao seu último fim de semana e, quem ainda não conferiu tem a obrigação moral de passar por lá. Se os mais de 100 artistas presentes na mostra não for suficiente, no sábado, a partir das 16h, ainda rola uma roda de poesia no local, que provavelmente contará com a presença da rainha.
Artigos relacionados