Na Agenda Cultural da semana, gratas surpresas para o público carioca invadem os próximos dias: a inauguração do tão aguardado Museu do Amanhã, com 36h de festa entre o sábado e o domingo; a volta do Planet Hemp após um hiato de 12 anos, com apresentação dupla na Fundição Progresso; e a estreia de “Star Wars: O despertar da força”, após a saga de George Lucas ter se ausentado por mais de uma década do cinema. Entre os destaques, o monólogo “mamãe” traz a força de Álamo Falcó para os palcos.
Abaixo, você vê as outras opções culturais para curtir o Rio:
Cinema:
“Star Wars: O despertar da força”: não tem como negar, o grande acontecimento cinematográfico do ano é a volta da saga criada por George Lucas, depois de mais de uma década afastada dos cinemas. Dirigido e co-escrito por J. J. Abrams, o filme mostra uma nova geração de Jedis e traz Daisy Ridley e John Boyega nos papeis principais. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com o astro falando sobre a descoberta do papel, bastidores das filmagens e muito mais.
“Garota sombria caminha pela noite”: o terror iraniano pode parecer estranho à primeira vista, mas talvez esse seja exatamente o seu intuito. Ao misturar vampiros, romance e uma cidade abandonada, a direção de Ana Lily Armipour foge do óbvio e traz um clima extra de mistério ao produto.
“Labirinto de mentiras”: na produção alemã, um jovem procurador começa a investigar os efeitos do nazismo no país dez anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. à medida que vai descobrindo as atrocidades cometidas pelo exército, a pressão para que abandone sua tarefa começa a se tornar fatal e o persegue por todos os cantos.
Shows:
Planet Hemp, Fundição Progresso: nome de excelência máxima no cenário do rap brasileiro, o grupo formado por Marcelo D2, BNegão, Pedrinho Garcia, Nobru Pederneiras e Formigão volta aos palcos definitivamente, após um hiato de 12 anos. Os fãs e amantes do gênero, claro, não perderão a chance de conferir o momento histórico na música brasileira, que começa no sábado e se repete no domingo.
Moraes Moreira e Davi Moraes, Teatro Rival: pai e filho soem ao palco do Rival neste sábado para apresentarem as músicas do álbum “Nossa parceria” e ainda fazer a alegria dos fãs dos Novos Baianos com o repertório completo do disco “Acabou chorare”.
Pedro Baby, Circo Voador: a reunião dos Moraes não é a única atração do fim de semana para os fãs dos Novos Baianos. Repetindo o feito do Rock In Rio, Pedro unirá, no palco do Circo, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, que ainda contam com as participações de Dadi e Jorginho Gomes na banda. Além dos sucessos do grupo, espere também o primeiro gostinho das músicas autorais de Pedro.
Emicida, SESC Ginástico: continuando a turnê de divulgação do ótimo álbum “Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa”, o rapper invade hoje o Centro do Rio com sua banda para mais um show que promete ser memorável. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com Emicida sobre o disco, preconceito, cenário musical e mais.
Lenine, Circo Voador: com abertura a cargo de Posada e o Clã, a noite de hoje sob a lona mais famosa da Lapa irá ferver com a apresentação da turnê “Carbono”, que leva a direção musical do próprio Lenine. Para quem já viu o artista cantando no Circo, as chances de o show ser memorável são reais e prováveis.
Festas:
“High As Shit“, Fosfobox: uma das principais páginas de humor e cultura black do Facebook encerra o ano neste sábado com uma festa repleta de hip hop, trap, R&B e rap, voltando às pistas da Fosfobox e deixando o recado muito claro: o evento é impróprio para basic bitches.
“Viemos do Egyto”, Saara: está oficialmente iniciada a temporada dos blocos de rua no Rio e, para incrementar o line-up, um dos mais agitados do último carnaval faz a “Travessya do Deserto do Saara” em pleno domingão, com direito a glitter, pyramide, axé, magya e mystério.
“Ensaio Amigos da Onça”, Praça Tiradentes: duas horas antes de começar a ferveção no Saara, outro bloco alternativo do carnaval carioca esquenta os tambores para a folia com um ensaio aberto em plena Praça Tiradentes, também no calor da tarde de domingo. Raw!
“Boho”, Mansão Botafogo: uma das festas mais queridinhas pelos amantes do pop e da noite alternativa carioca completa cinco anos de badalação neste sábado, com seis DJs no line-up e um pocket show de Lorena Simpson, a diva que é presença constante nos agitos da cidade.
Teatro:
“A voz humana”, Teatro Clara Nunes: o primeiro monólogo estrelado por Cláudia Ohana em sua carreira continua com a temporada a todo vapor na Gávea. O espetáculo escrito por Jean Cocteau (1889 – 1963) foi o tema da nossa Crítica Teatral da semana e, nas palavras de Rodrigo Monteiro, a atriz leva “coragem para vencer os desafios da peça”.
“Mamãe”, SESC Copacabana: depois de perder a mãe para aluta contra o câncer, Álamo Facó conta a sua experiência nos palcos, mas sem o sentimentalismo com o qual o tema é comumente abordado. O ator ainda assina o texto do espetáculo e divide a direção com Cesar Augusto.
“Dô”, Teatro Dulcina: a parceria entre Márcio Meirelles e o coreógrafo Tadashi Endo une os passos de dança e a cultura baiana com os movimentos contidos da cultura japonesa, gerando um espetáculo visceral, incomparável e inusitado, que surgiu da inspiração direta do grupo Bando de Teatro Olodum.
Arte:
Inauguração do Museu do Amanhã, Praça Mauá: um dos projetos arquitetônicos e culturais mais aguardados pelos cariocas nos últimos anos será finalmente inaugurado ao público neste sábado e, para celebrar, o novo centro revitalizado receberá uma maratona de 36 horas de shows. No line-up, nomes como Orquestra Sinfônica Brasileira, Festa Disritmia, Fanfarra Black Clube, Bossa Negra e muito mais.
Robert Farber, Galeria Trópica: em sua primeira apresentação no Brasil, o fotógrafo norte-americano comemora seus 40 anos de carreira com a exposição de 11 imagens emblemáticas, indo do nu aos editoriais de moda.
Damien Hirst, Mais Um Galeria de Arte: recém-inaugurada em Ipanema, a galeria traz 19 obras do artista britânico, que é um dos maiores nomes das artes plásticas no cenário contemporâneo. Espere ver as famosas borboletas e caveiras criadas pelo artista e que se tornaram desejos de colecionadores ao redor do globo.
Artigos relacionados