‘A Origem do Mundo’, peça inspirada em HQ sucesso global, é libelo contra visão machista sobre órgão sexual feminino


Com dramaturgia e atuação de Luisa Micheletti e Julia Tavares, o espetáculo tem direção de Maria Helena Chira e potencializa a didática bem-humorada e sagaz do livro da artista gráfica e cientista política sueca Liv Strömquist sobre a hegemonia masculina na construção de tabus históricos sobre a vulva e a vagina. O resultado pode ser conferido no Teatro Mínimo do Sesc Ipiranga, em São Paulo, até dia 21 de maio, Vem mergulhar em algumas pílulas do universo potente que você encontrará em cena

Acompanho há anos o trabalho da atriz, escritora e apresentadora, Luísa Micheletti que tem uma trajetória profissional sinônimo de pluralidade e muita potência. Desde os programas musicais nas emissoras MTV Brasil e Multishow; passando pela atuação em novela global; criação de série de ficção Desprogramado, no Multishow, e integrando duas temporadas da série Rio Heroes, da FOX Premium. Lembro também quando destacamos aqui, no site, a primeira empreitada de Luísa como autora de teatro, em “Soror”, lançando luz sobre a igualdade de gênero, a sororidade entre mulheres, os reflexos de sociedade patriarcal, as estruturas nas quais ainda estamos inseridos, e a série de cobranças de uma masculinidade tóxica. Agora, venho contar sobre o novo projeto, que tem sido muito aplaudido: a peça A Origem do Mundo – espetáculo baseado na HQ de Liv Strömquist.

Lançada em 2014 na Suécia, a graphic novel A origem do Mundo – uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado foi editada no Brasil em 2018, no catálogo do selo Quadrinhos, da Cia da Companhia das Letras. Repleto de ilustrações – com traço incisivo impresso em preto, branco e vermelho – e suscitando discussões sobre temas urgentes com muita informação histórica e a leveza de um sarcasmo impagável, a obra rodou o mundo, sendo editada em 25 países e atingindo, até o momento, a marca de mais de 100 mil exemplares vendidos. Encantada com essa sinergia com o libelo feminista, Luísa Micheletti mergulhou na obra para adaptar o texto da artista sueca para a linguagem teatral, com vistas de expandir a didática bem-humorada e instigante de Liv Strömquist para o público brasileiro. O resultado pode ser conferido no Teatro Mínimo do Sesc Ipiranga, em São Paulo, até dia 21 de maio, com direção de Maria Helena Chira.

No processo de verter a força simbólica do texto original e do poder de síntese das ilustrações sem perder mão da mesma verve riot-grrrl da HQ, na linguagem cênica, outra entusiasta do livro de Strömquist, a atriz, roteirista e dramaturga Julia Tavares foi escalada para, a quatro mãos com Luísa, realizar um processo de carpintaria capaz de traduzir o manancial de informações presentes no livro. Trabalho de imersão que resultou no espetáculo A Origem do Mundo. Julia tem no currículo a colaboração, como roteirista, para os canais Porta Dos Fundos e Faculdade Descomplica. Escreveu e atuou no monólogo de comédia Julia & Julia, dirigido por Debora Lamm. Também no teatro, em 2015, foi indicada ao prêmio Yan Michalski de Melhor Atriz, por Noises Off. Atualmente, integra o elenco principal da série infantil Detetives do Prédio Azul e trabalha no roteiro do longa-metragem A Missão de Ulisses para a Conspiração Filmes.

A potência de Luísa Micheletti e Julia Tavares (Claus Lehman/Divulgação)

Para a surpresa de quem teve contato com o livro com inúmeras  informações de potencial interesse pouco difundidas, vieram à tona constatações simbólicas como o fato de, somente em 1998, a cientista australiana Hellen O’Connell ter descoberto que o clitóris, bem mais que um “pequeno ponto” da anatomia íntima feminina, compreendia um órgão infinitamente complexo, com cerca de dez centímetros.

No livro, também é narrada a infame realidade de que a sonda Pioneer, lançada pela NASA em 1972, endereçou a hipotéticos seres alienígenas representações dos seres que habitam a Terra com ilustrações que exaltavam o pênis masculino em detrimento da ausência figurativa da genitália feminina.

“Na opinião da NASA, até os alienígenas se incomodariam ao serem confrontados com a imagem de uma vulva, e isto poderia causar mal-estar em outros planetas. A ausência da tal ‘linha’, que define a vulva, continua firme e forte em bonecas, manequins e ilustrações, indicando que a genitália feminina mais se aproxima de ‘nada’ do que de ‘algo em si’, ideia que foi reforçada por teorias psicanalíticas ao longo do século XX e que serão vistas, por outro ângulo, na encenação”, analisa Luísa.

Luísa Micheletti adaptou o texto da artista sueca para a linguagem teatral (Claus Lehman/Divulgação)

Luísa Micheletti adaptou o texto da artista sueca para a linguagem teatral (Claus Lehman/Divulgação)

“O livro traz algo muito novo. É como um ‘upload’ de consciência histórica feito em nível social por meio da arte, que sempre aponta caminhos. Como artistas, também estamos aqui para falar do nosso tempo e poder abrir novas trilhas de pensamento e de existência. Queremos furar bolhas, falar não só para as mulheres, porque isso é algo urgente. No Brasil e no mundo, precisamos criar essas pontes de diálogo, e o humor é a melhor forma de fazer isso, porque podemos dizer coisas duríssimas e divertir ao mesmo tempo. Ninguém quer sair de casa só para apanhar – Luísa Micheletti

Em 2020, em entrevista mediada por Luísa num evento online da Cia. Das Letras (encontro que facilitou o acordo de concessão dos direitos para a adaptação teatral brasileira), Liv Strömquist também destacou esse poder de seduzir o público por meio do humor:

Todos aqueles homens obcecados pela genitália feminina… Uma história muito ridícula, e eu quis rir dela. Foi esse meu ponto de partida. Em vez de escrever um artigo, foi mais divertido fazer quadrinhos – Liv Strömquist

Quando destaca a secular obsessão masculina por controlar tudo que envolve o corpo da mulher, Strömquist faz referência ao capítulo inaugural de A Origem do Mundo, excerto que inspira o primeiro de três atos da adaptação teatral brasileira, “A Vulva”, e entre menções a outros personagens, coloca em xeque até mesmo pensamentos considerados “equivocados”, segundo ela, de figuras luminares do século XX, como o do psicanalista Sigmund Freud (1856-1939) e do filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980): o primeiro, por ter disseminado a tese de que haveria duas formas distintas de orgasmo feminino, o vaginal e o clitoriano; o segundo, por ter estabelecido uma afrontosa analogia da genitália feminina como um reles “buraco”.

Luísa Micheletti e Julia Tavares (Claus Lehman/Divulgação)

Julia Tavares e Luísa Micheletti (Claus Lehman/Divulgação)

Recortes como esse, de “um sucessivo absurdo histórico de hegemonia masculina sobre o domínio de interpretação da sexualidade feminina”, são representados de forma camp e ganham impagável abordagem no dinâmico jogo de cena de Luísa e Julia, que assumem papeis diversos ao longo da montagem de A Origem do Mundo.

Claro que um homem pode rir disso, mesmo que não tenha como se identificar. Mas ser representada nesse lugar é muito mais importante para a mulher, porque deixamos de ser representadas durante muito tempo. Veja a dificuldade de se achar dados sobre a vulva e o tempo em que o clitóris ficou perdido no mundo – Julia Tavares

Majoritariamente feminina, a equipe a cargo da montagem se vale de recursos aparentemente parcos, mas que ganham potência no relance das intervenções de luz, no suporte de livros dispostos como objetos cenográficos, na trilha sonora de Nana Rizinni e em duas hilárias paródias musicais assinadas por Luísa e Julia, inspiradas em um clássico de Zezé Di Camargo & Luciano e no tema do musical Os Miseráveis, de Claude-Michel Schönberg. Um jogo sagaz, segundo elas, em que tudo converge para imprimir o mesmo ritmo frenético presente na HQ.

A despeito do tom majoritariamente cômico, A Origem do Mundo não abre concessões sobre outras facetas da obra original, como a possibilidade de constante ressignificação e a capacidade de produzir momentos de grande densidade, como explica a diretora do espetáculo.

Quando entrei no processo, o texto delas já estava bem adaptado, mas mexemos em muitas coisas. Esse é o tipo de dramaturgia que não se encerra nunca. A lógica é essa, porque se trata de algo novo contar uma história como essa. O texto é muito vivo, se ajusta ao discurso conforme tudo acontece. O livro tem essa estrutura de informar, de dar os dados em meio à coisa sarcástica, em meio a momentos de porrada. O misto das duas coisas será pontual pra que as pessoas voltem para casa e pensem mais profundamente sobre o que viram – Maria Helena Chira

A diretora tem uma carreira profissional belíssima. Idealizou o espetáculo Ensaio, com direção de Leonardo Moreira, e fez parte do elenco de Vidas Privadas, de Noel Coward, dirigido por José Possi Neto. Seu trabalho mais recente foi a estreia mundial de A Desumanização, de Valter Hugo Mãe. Dirigido por José Roberto Jardim, o espetáculo, que circulou por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, foi produzido por Maria Helena e, em sua estreia, contou com a presença do autor. Maria Helena tem passagens significativas pela TV. Em 2015, ela ganhou o Prêmio Telas de Melhor Atriz por seu trabalho na série Zé do Caixão. No ano seguinte, Maria Helena estreou o longa-metragem Trago Comigo, de Tata Amaral.

SINOPSE

A partir dos quadrinhos da artista gráfica e cientista política sueca Liv Strömquist, duas atrizes experimentam, com humor, diferentes linguagens teatrais para recriar passagens importantes da linha do tempo e questionar nomes como Freud, Sartre e a NASA em relação ao que foi dito sobre a vulva e a vagina.

FICHA TÉCNICA:

A Origem do Mundo – Espetáculo baseado na HQ de Liv Strömquist

Dramaturgia e Atuação: Julia Tavares e Luisa Micheletti

Direção: Maria Helena Chira

Cenário e Figurinos: Cássio Brasil

Iluminação: Gabriele Souza

Trilha sonora: Nana Rizinni

Letras das paródias: Julia Tavares e Luísa Micheletti

Provocadoras do processo: Eme Barbassa e Thaís Medeiros

Direção de Produção: Maria Helena Chira

Produção Executiva: Claus Lehmann

Assessoria de Imprensa: Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Idealização: Luísa Micheletti

SERVIÇO:

A Origem do Mundo

SESC Ipiranga – Teatro Mínimo

Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo – SP

Classificação indicativa: 16 anos

Lotação: 30 lugares

Período: 14 de abril a 21 de maio de 2023

Sessões às sextas-feiras, sábados e domingos, com horários variáveis, de 18h30 às 21h30. Para confirmar a grade de dias e horários, acesse: sescsp.org.br/programacao/a-origem-do-mundo/