*Por João Ker
Pouco a pouco as campanhas internacionais de outono-inverno 14/15 chegam para o deleite do público, que se refastela com a presença de estrelas de Hollywood sob a mira dos fotógrafos. Aqui mesmo já mencionamos, recentemente, a propaganda criada pela Prada e estrelada por James McAvoy nos cliques poderosos de Annie Leibovitz. Agora, a surpresa fica por conta mais uma vez de Miuccia e a nova direção que a estilista anda dando para sua Miu Miu, com as recentes imagens feitas para o seu inverno, nas quais a ninfeta Stacy Martin aparece fotografada por Steven Meisel.
Vídeo da campanha
Convidar uma atriz com potencial de it girl não é nenhuma novidade para a marca. Pelo seu sempre impecável casting de garotas-propagandas já circularam nomes como Drew Barrymore, Katie Holmes, Lindsay Lohan e, mais recentemente, Elle Fanning, Elizabeth Olsen e a vencedora do Oscar, Lupita Nyong’o. Logo, Stacey parece a escolha certa depois do buzz e dos elogios que recebeu por sua incandescente performance no polêmico “Ninfomaníaca” (Nynphomaniac, 2014), de Lars Von Trier. Afinal, Charlotte Gainsbourg, que interpretou a versão madura da mesma personagem de Stacey no filme, é agora o rostinho e corpitcho da primeira campanha fronteada por um Nicolas Ghesquière recém-ingresso na Louis Vuitton, ocupando o posto do qual Marc Jacobs foi titular por um bom tempo. O problema aqui é outro.
Campanhas anteriores da Miu Miu (Fotos: Divulgação)
Primeiro, chama a atenção o fato de uma coleção inspirada em um universo algodão doce, com aquelas cores clarinhas dignas de uma pâtisserie, ser fotografada em preto e branco. A escolha de Steven Meisel seria até mais chocante se o fotógrafo já não tivesse trabalho com as campanhas resort collection da marca. Afinal, seu trabalho é bem forte, muito mais impulsivo do que a delicadeza dessa coleção Ainda assim, o forte contraste nas imagens, o toque dark e sombrio que aparece nas imagens rock glam ladeadas por uma logo não parecem familiares? Basta olhar para essa imagem de Edie Campbell na campanha de primavera/verão 2013 da Saint Laurent Paris e fica claro de onde veio esta provável inspiração para a Miu Miu.
Apesar de toda a indústria da moda ter levantado uma sobrancelha irônica quando Hedi Slimane voltou para comandar a casa francesa em 2012 – optando, inclusive, pela reformulação do nome da YSL e movendo seus escritórios de mala e cuia para Los Angeles -, o impacto que o moço tem causado em sua nova direção artística é inegável. Mesmo com o baixo número de vendas que sofreu no ano passaessa pegada andrógina e rock’n roll da marca. Como na natureza, na moda também nada se cria, tudo se transforma. E, aparentemente, nem mesmo a influente Miuccia Prada foge à regra.
Stacy Martin na campanha de inverno 2015 da Miu Miu (Fotos: Divulgação)
Artigos relacionados