*por Vítor Antunes
Anunciado como o primeiro canal esportivo de TV aberta de uma grande emissora, o Canal 21, vinculado ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, não sairá mais do papel. O lançamento estava previsto para o ano passado, com a estreia inicialmente marcada para 04/09/2023, depois adiada para o dia 11 do mesmo mês. O motivo alegado para o adiamento foram “problemas técnicos”. Fontes consultadas pelo site Heloisa Tolipan apontaram que, um ano depois, “o assunto Rede 21 Sports nunca mais foi discutido”. Procurada, a Band confirmou que o projeto “foi descontinuado”. Desde setembro do ano passado, as redes sociais do 21 estão abandonadas.
A expectativa da emissora era se destacar como um canal esportivo com conteúdo gratuito, preenchendo uma lacuna deixada pelo fim do Esporte Interativo em 2018. Para isso, utilizaria o Canal 21 – anteriormente chamado Rede 21 –, que há anos representa um desafio para a Band. Diversas tentativas de rentabilização do canal falharam, e ele já foi relançado algumas vezes. A Rede 21 teria cobertura terrestre na Grande São Paulo, cidades do interior paulista e em Salvador (BA). Na manhã da última quarta-feira (06), o site HT acessou a página do 21, onde deveria constar a transmissão ao vivo; no entanto, apenas o logotipo do canal estava visível.
O 21 chegou a realizar uma pré-estreia no dia 02/09/2023 com a transmissão de uma partida do Campeonato Saudita entre Al-Fateh e Al Ahli, narrada por Oliveira Andrade. A expectativa era que também transmitisse jogos do Al Hilal, time de Neymar, para conquistar relevância. O canal também pretendia incluir eventos de MMA em sua programação.
RELEMBRE A HISTÓRIA DO INSTÁVEL CANAL 21
O Canal 21 foi criado com a proposta de ser uma emissora voltada para a cidade de São Paulo e estreou no dia 21/10/1996 como um canal aberto de jornalismo e entretenimento – uma espécie de revista eletrônica –, manteve esse perfil por alguns anos, com nomes como Celso Zucatelli e Lillian Witte Fibe em sua programação. Em 2002, passou a se chamar Rede 21, oferecendo uma programação ao estilo de TV paga, porém na TV aberta, com séries como Star Trek, Seinfeld, Sex and the City, Jeannie é um Gênio e A Feiticeira. Contudo, dificuldades para atrair anunciantes fizeram com que, em 2006, o canal fosse substituído pela PlayTV. Desde 2008, o canal foi arrendado para igrejas evangélicas, primeiramente para a Igreja Universal e depois para a Deus Proverá, até o surgimento do projeto Rede 21 Sports, liderado por Denis Gavazzi, diretor de esportes da Band. Atualmente, o 21 transmite a programação da TV Universal, vinculada à igreja homônima. Em crise desde o caro investimento no retorno de Faustão, é mais rentável ao Grupo Bandeirantes receber o valor do arrendamento dos tele-cultos a investir numa programação inédita e segmentada.
Artigos relacionados