Tulum rivaliza com St. Barths e Trancoso como o destino cool de brasileiros e jet setters descolados. Saiba o motivo!


O jornalista e dramaturgo Junior de Paula acaba de chegar de lá e dá as dicas do local e do que vai rolar no Réveillon

* Por Junior de Paula

Depois de St. Barths e Trancoso, as últimas estrelas dos destinos turísticos de Réveillon de quem sabe das coisas, a novidade deste ano é Tulum, uma cidade de 30 mil habitantes a cerca de 145 km da gigante Cancun, no México.

Uma turma de descolados cariocas – que inclui Betina de Luca, Carol Buffara e Alexia Wenk, e jet setters internacionais como Demi Moore e a filha Rumer Willis, Orlando Bloom e sua solteirice, entre outros, já estão curtindo as praias quase desertas da região, as águas claras e quentinhas e a areia mais branca do que o pote de açúcar que vai adoçar os muitos mojitos que vão abastecer os agitos da região.

Tulum tem diversas atrações. O centro da cidade, onde estão os hotéis e restaurantes mais baratos ou menos caros, como queiram, já que se trata de um destino bem menos popular que Cancun ou sua rival cool Playa del Carmen, portanto, os preços podem ser bem abusivos nesta época.  Perto dali ficam os “cenotes”, rios que atravessam cavernas e permitem a prática de mergulho com cilindro ou simplesmente com o bom e velho snorkel. Prepare-se para milhares de peixes, cores e um cenário submerso inacreditável.

As ruínas maias também são dignas de cartão postal e, de tão integradas à paisagem, parecem cenário de um filme. Apesar de serem bem menos impressionantes do que as ruínas de Chichen Itza, por exemplo, as falésias e o grande muro em torno das ruínas deixam tudo ainda mais mágico. Tulum, aliás, significa muro na língua nativa. E por último, e não menos importante, tem a praia com uma orla quase deserta em seus 10km de extensão.

Para quem se animar a correr para o aeroporto, a  festa mais falada da temporada é o Réveillon organizado pela gravadora Young Turks, na praia, com direito a show de The XX, Fourtet, Grimes, Pional e mais um line up digno de qualquer festival do verão europeu. A balada começa às 20h e só termina quando o sol estiver a pino, já no primeiro dia do ano. http://theyoungturks.co.uk/nye2013/  Vamos lá?

Tulum-Mayan-archaeological-site-of-El-Castillo-in-Quintana-Roo-Mexico-Wallpaper

Tulum: a visão do paraíso

 

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura.