A edição deste ano do Festival Hacktown reúne grandes nomes da inovação na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais – a cidade conhecida como o “Vale do Silício” do Brasil – até 18 de setembro. Três colaboradoras da Sony Music Brasil, Cinthya Ruys, Luciana Innecco Almeida e Sâmella Freitas participarão do painel ‘Music Business: muito além do streaming‘, em que mostrarão a capacidade criativa e versátil da gravadora em desenvolver cases inovadores no mercado da música, incluindo o sucesso do recente hit viral ‘Cachorrinhas‘ da cantora Luísa Sonza, e toda estratégia que levou a faixa ao primeiro lugar do Spotify Brasil e certificação de Platina em apenas duas semanas de lançamento.
O trio contará ainda sobre o projeto medieval ‘The Legacy’ do cantor Gusttavo Lima. O diretor de Inovação da Sony Music Brasil, André Luiz Vieira Pereira, adianta alguns detalhes dos trabalhos desenvolvidos pelo Marketing que serão compartilhados: “Foi um projeto com temática medieval, em que desenvolvemos uma página de aquecimento para que os usuários juntassem pontos, cumprindo missões ao longo dos lançamentos dos EPs. Para o grande lançamento do álbum, liberamos um aplicativo, tanto para a plataforma Android, quanto para iOS, onde esses pontos poderiam ser utilizados para customizar o avatar 3D tanto do Gusttavo, e para um avatar feminino. O game teve três fases e a missão era retomar o reino The Legacy que foi invadido por um dragão. Gusttavo foi o primeiro artista sertanejo a lançar um aplicativo de jogo inteiramente integrado ao seu projeto musical”.
Sobre o festival
Acontece com programação com mais de 800 atividades como palestras, workshops, debates, shows, pitch de startups, exposições, entre outras atividades oficiais espalhadas por bares, restaurantes, salas de aula, auditórios, e até mesmo garagens no centro da cidade. Os ingressos, disponíveis no site do evento, já estão no último lote (https://hacktown.com.br/).
O HackTown é um festival de inovação, tecnologia e entretenimento criado em 2016 e chega a 2022 com sua sexta edição presencial e um público esperado de 30 mil pessoas. “As temáticas são amplas, mas sempre tem na inovação o ponto em comum”, conta João Rubens Costa, um dos criadores do HackTown. “Tendências em gestão, Futuro do Trabalho, Web 3 e Metaverso, ESG, Inclusão e Diversidade, Biotecnologia, Economia Criativa, Inovação no Entretenimento e no Music Business, Marcas e Games, Agronegócio, Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Pessoas, Cannabusiness, Data Science para Cidades Inteligentes. Estes são apenas alguns dos temas que vão permear as centenas de palestras que estarão na programação do HackTown em 2022”, destaca.
“Entre os palestrantes do evento estão profissionais e executivos de empresas inovadoras como Google, AirBnB, Nubank, Tik Tok, Riot Games, Sony Music, Nestlé, Renner, Stellantis, Universal Music, Nespresso, Meta, Kaospilot, entre outras, além de pessoas ligadas a projetos independentes de impacto que merecem ser conhecidos pelo grande público”, destaca Costa. “Desde a criação do evento, em 2016, também fomos palco de ativações de impacto, como por exemplo a primeira Casa Google fora dos EUA e o lançamento nacional do 5G pela Tim em 2019, e a edição deste ano promete”. A programação do HackTown 2022 pode ser acessada em https://hacktown.com.br/programacao-hacktown-2022/
João também destaca a experiência do evento no que vai além do conteúdo. “O HackTown ocupa praticamente toda a cidade, que é aconchegante e torna fácil a conexão entre pessoas, tornando o HackTown algo muito maior do que o conteúdo oferecido. Dali saem muitos negócios, parcerias, investimentos, amizades, tudo com muita naturalidade”, conta.
Com apenas 40 mil habitantes, Santa Rita do Sapucaí é o primeiro polo tecnológico da América Latina, que teve início com a fundação da Escola Técnica de Eletrônica na década de 1950, e posteriormente com o Instituto Nacional de Telecomunicações, na década seguinte. Hoje, são mais de 150 empresas de tecnologia na cidade, que também se tornou referência em cafés especiais, com cafeterias espalhadas, e um forte movimento empreendedor feminino na área. A cidade também vem se destacando pelos seus movimentos criativos, do qual o HackTown é um grande exemplo.
Artigos relacionados