Sustentabilidade: Via Uno lança oito modelos de sneakers com materiais e processos ecologicamente corretos. Vem conhecer!


A linha batizada “Reuse, Recycle, Rethink” tem como objetivo gerar um novo destino aos resíduos produzidos pela indústria durante a fabricação dos calçados. Os tênis também foram confeccionados com palmilhas com reaproveitamento de materiais

As indústrias calçadista estão cada vez mais atentas à sustentabilidade em suas produções, como venho frisando em todas as minhas coberturas relativas ao setor. As pesquisas mostram que na produção de um único par de calçados, são gerados na média 133 gramas de resíduos, ou seja, são 133 mil toneladas de resíduos produzidas anualmente. Levando a nível mundial, estamos falando de 2,6 milhões de toneladas de resíduos gerados apenas da produção de calçados, sem contabilizar os resíduos do descarte. Além disso, no Brasil todo ano são incinerados 91 milhões de sapatos, porque ficaram sem ser vendidos.

E vamos à iniciativa da Via Uno, que preparou para 2020 ações de inovação sustentável em produtos, otimização em processos para minimizar a utilização de recursos naturais e ações de marketing ambiental. Conferi em João Pessoa, durante a Feira 40 Graus, a linha batizada “Reuse, Recycle, Rethink”, que  tem como objetivo gerar um novo destino aos resíduos produzidos pela indústria durante a fabricação dos calçados. São mais de 8 modelos de tênis que aliam o DNA fashion da marca aos materiais e processos ecologicamente corretos, além de palmilhas com reaproveitamento de materiais.

Durante minha palestra na 40 Graus, eu mostrei que os nossos calçados têm identidade, expressam criatividade e a indústria calçadista caminha a largos passos para a implementação total de iniciativas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. Falei para expositores e compradores de Norte a Sul do país sobre os mais incríveis processos e projetos de sustentabilidade que estão sendo colocados em prática. Um mundo high tech, sim, mas que mantém o ser humano como protagonista das criações em total sinergia com o meio ambiente.

Defendi também a bandeira da moda autoral do Nordeste. Essencial para fazer o Brasil se libertar do alter-ego colonizador europeu. A maximização de potencial da moda autoral afasta nossa arte de uma armadilha letal neste movimento progressivo do ambiente local para o internacional. Diferentemente de outros países, que vendem seus produtos pela questão custo, nós vendemos os nosso pelas nossas cores, nossa criatividade, nossos traços livres, nossa leveza. Conclusão: representam cada vez mais nosso jeito de ser em um mundo que nos parecia inatingível. Há dez anos venho levantando a questão da brasilidade em meus textos sobre moda, acreditando que esse é um fenômeno de convergência.

A atenção voltada para a sustentabilidade, por sua vez, é cada vez maior. E tornou-se fator essencial no universo fashion. Em plena Quarta Revolução Industrial, com a Indústria 4.0, e já caminhando para a Quinta Revolução, na qual a tônica será a biotecnologia em junção com a tecnologia da informação, o tema permeia a ênfase do novo fazer moda. Sustentabilidade não é custo, mas pode ser um ganho econômico e um legado para as futuras gerações. Com o selo de qualidade e sustentabilidade sendo valorizados pelos consumidores, as empresas estão aderindo com força total. Atualmente não bastam ações de marketing para convencer o consumidor, ele quer ter a certeza que só uma certificação é capaz de oferecer.

O caminho é um só: a sustentabilidade.

A Via Uno me mostrou que, entre os diferenciais, estão nos materiais e processos de fabricação dos modelos, uma vez que não levam em sua composição cola, solventes e metais pesados. O método de confecção dos produtos garante a redução de 20% do consumo de energia, e a palmilha ultra soft destes modelos é composta por 30% de espuma reciclada, além do cabedal com tecido composto a partir de sobras de fios da indústria e PET – o mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens.

Outra estratégia dentro da empresa são as ações de marketing ambiental, com o selo “Caring for the Future”, que engloba atividades diretamente ligadas aos mais de 3 mil pontos de venda espalhados por todo o país, com réguas de identificação da marca produzidas com 30% de resíduos oriundos do processo produtivo da empresa, e puffs preparados com 4,5kg de resíduos.

Na cartela de cores, o preto, verde oliva, marinho e o clássico vermelho, além do animal print, reinam entre modelos que contam com design moderno, calce fácil. Os sneakers proporcionam praticidade, leveza e conforto prolongado.

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