Exposição que passou São Paulo e Rio de Janeiro com sucesso de público e crítica, “Auto-acusação”, elaborada pela atriz e diretora Bárbara Paz, ganhou espaço em terras portuguesas. A mostra estará disponível para visitação até o dia 16/05, quando haverá uma conversa entre Bárbara e Luísa Duarte, curadora que escreve o texto para a exposição. Todas as fotos que ilustram esta matéria são de Ana Paganini.
Primeira exposição individual de Bárbara, “Auto-acusação” reúne peças construídas a partir das marcas da própria artista, que usou como material alguns elementos que passaram por sua trajetória após o acidente que sofreu quando tinha 17 anos. Reunindo fotografias, vídeos e instalações, Bárbara usa cacos de vidro, o ponto de sutura que a costurou, os cabelos e a maquiagem que ajudaram a esconder as cicatrizes no rosto como matéria prima de sua obra para evocar uma reflexão sobre o corpo e os diferentes “eus” que habitam o mesmo.
Um fio segurou minhas metades. Um nervo manteve minhas partes. Decidi não tirar essa marca. Quem sou eu? Fiquei com medo de mim sem ela. Um vaso quebrado – Bárbara Paz
A abertura contou com presenças ilustres, além do grande carisma da própria artista. O nome da mostra é uma homenagem à peça homônima do dramaturgo austríaco Peter Handke, presente em sua coletânea “As Peças Faladas”. Outro título da coletânea de Handke, “Insulto ao Público”, também está presente na mostra através de imagens de uma boca falante que você pode conferir na galeria abaixo. Assim, a instalação se amplifica para além das artes visuais, passeando, pelas diferentes linguagens: teatro, audiovisual, performance e poema.
PROGRAMA
Auto-acusação
Data: 8 até 16 de maio
Local: Appleton – Associação Cultural
(Rua Acácio de Paiva 27, Lisboa)
Artigos relacionados