*Com Lucas Rezende
A jornalista Fabiane Pereira sempre esteve imersa ao mundo da música. Também pudera: apresenta há três anos o Faro MPB – programa da rádio MPB FM voltado para disseminar no dial a produção musical contemporânea, e apresentar novidades da cena; e é sócia da Valentina Comunicação, empresa que faz produção cultural com foco no segmento musical. Com esse currículo, ela convive de perto com o balaio mais promissor de compositores, instrumentistas, produtores, pesquisadores e agitadores culturais. Dessa realidade, nasceu a vontade de produzir um material que marcasse, de alguma forma, esta geração musical contemporânea.
Foi aí que nasceu “Som & Pausa”, com um recorte mais carioca da coisa (a obra vai em busca da galera que fez/faz história no Cinemathèque, Circo Voador, Audio Rebel e Comuna, casas de show emblemáticas do Rio), que reúne 50 nomes dessa cena para falar sobre suas lembranças e seus momentos musicais mais marcantes.
O livro tem causos de Alice Caymmi, B. Negão, Cícero, Mahmundi, Maria Luiza Jobim, Qinho e mais uma turma da boa. Para eles, foi feita a seguinte proposta: produzir qualquer tipo de trabalho artístico impresso – texto, foto, desenho, colagem – que os remetesse a um momento musical que eles julgavam histórico.
Alguns escolheram o primeiro show ou o primeiro contato com o público, enquanto outros tantos definiram esse momento transformador pelo encontro com a cidade. E há quem prefira continuar jogando o eterno – e necessário – jogo de definição e redefinição do que é a música.
“Som & Pausa é uma contribuição, mais uma peça para quem quiser montar o quebra-cabeça da produção cultural da virada do milênio e do início do século XXI”. É essa a importância – cheia de razão – que Miguel Jost, pesquisador musical que assina a apresentação da obra, dá. “O que o leitor encontrará é um ‘frame-coração’, brincando com a expressão cunhada pela cantora paulista Tulipa Ruiz, resultado de escolhas subjetivas e afetivas de Fabiane Pereira, organizadora do livro. Não há uma tentativa ou a pretensão de reunir os melhores, os mais fundamentais, ou os mais destacados da cena musical. A ideia é construir um retrato que possa fazer parte do álbum ‘geração’”, explica Jost.
Com lançamento marcado para o dia 7 de maio na Casa Ipanema pela Editora Guarda Chuva, “Som & Pausa” não tem a pretensão de reunir “os” nomes, ou “os mais importantes”, até porque será editorialmente impossível reunir tantas mentes brilhantes que brotam diariamente nessa terra. Mas segundo Fabiane Pereira, a ideia foi “potencializar esta ‘safra’ de artistas independente”. “Som & Pausa propõe uma diversidade de olhares, vozes, perspectivas e sentidos, buscando compreender as forças que constituem esse atual cenário”, conta ela, que admite aos risos, que, assim como fazer música, “livro dá uma trabalheira”.
*As Contribuições de “Som & Pausa”: Alice Caymmi; Alvinho Lancellotti; Amora Pêra; Ana Lomelino; André Carvalho; Anna Ratto; Ava Rocha; B. Negão; Bem Gil; Bernardo Oliveira; Botika; Castello Branco; César Lacerda; Cícero; Clara Cavour; Daniel Castanheira; Daniel Lopes; Domenico Lancelotti; Érika Martins; Fred Coelho; Gabriel Muzak; Jam da Silva; João Cavalcanti; Jonas Sá; Jorge Lz; Julianna Sá; Juliano Rabujah; Lencinho; Léo Feijó; Leonardo Lichote; Letícia Novaes; Lucas Santanna; Lucas Vasconcellos; Mahmundi; Márcio Bulk; Márcio Debellian; Maria Luiza Jobim; Mariano Marovatto; Matheus Von Kruger; Nina Becker; Pedrinho Salomão; Pedro Mann; Plínio Profeta; Qinho; Rafael Rocha; Rick Yates; Rodrigo Cascardo; Silvia Machete; Thiago Amud; Thiago Vedova.
Artigos relacionados