O SENAI CETIQT é o maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia têxtil se confecção e da área química. O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI), integrante do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT, é considerado um hub de inovação, onde pesquisadores e empresas de todos os portes podem trabalhar oportunidades de negócios. O ISI do SENAI CETIQT foi criado para trabalhar na identificação e no desenvolvimento de novos produtos e processos químicos, bioquímicos e têxteis, a partir de recursos renováveis e não renováveis, atuando de forma transversal em áreas e temas identificados como portadores de futuro para as cadeias industriais química e têxtil.
Já o Instituto Senai Têxtil e de Confecção possui larga experiência e atuação em programas de aumento da produtividade da indústria têxtil e de confecção, e possuindo também atuação nacional em Rede, por meio dos Departamentos Regionais do SENAI. Os laboratórios do IST possuem infraestrutura moderna e equipe técnica qualificada, o que possibilita a realização dos serviços metrológicos de ensaios físicos e químicos em materiais têxteis, medições colorimétricas e calibrações de instrumentos óticos alinhadas aos avanços tecnológicos da cadeia têxtil, confecção, moda e afins. Como diferencial, os laboratórios possuem rastreabilidade a laboratórios nacionais e internacionais (NPL, NRC, entre outros).
E para compartilhar e proporcionar mil e uma possibilidades criativas para o meio acadêmico, o SENAI CETIQT realizará Simpósio de Iniciação Científica, evento virtual que tem como objetivo apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos e seus orientadores. O evento será realizado dia 18, a partir de 13h, em formato online através do link https://materiais.senaicetiqt.
Anderson Soares, Analista Técnico da ABNT, falará sobre a importância da padronização e o uso das normas técnicas na produção de textos e na elaboração de artigos científicos. “Levaremos ao conhecimento dos participantes um pouco do mundo da normalização, em especial, a importância das normas técnicas no contexto acadêmico e a relevância para a comunicação científica. A normalização possibilita à comunidade acadêmica dispor da melhor solução técnica encontrada para facilitar essa comunicação”, comenta.
No evento, os alunos e orientadores apresentarão os resultados de seus projetos de Iniciação Científica e Produção Técnica, desenvolvidos em 2020. Após a apresentação, cada projeto terá um momento de debate e contribuições com os demais participantes e ouvintes. Os projetos que forem melhor avaliados ganharão uma premiação ao final do evento. A exposição de banners com os resultados de cada projeto também ficará disponível para visualização do dia 18 ao dia 31/03.
Eduardo Tonolli, Coordenador de Empregabilidade Discente do SENAI CETIQT fala que a ideia é ter diversos resultados com a ação, mas o foco é a possibilidade de contribuição dos participantes nos resultados dos projetos e a visibilidade e empregabilidade dos alunos. “O simpósio será uma vitrine, em que os participantes poderão entrar em contato para saber mais sobre o trabalho desenvolvido, gerar interesse em alguma parceria e, quem sabe, notar que certo aluno tem o perfil e conhecimento que deseja para integrar a equipe”, finaliza.
Artigos relacionados