SENAI CETIQT participa do evento BRAGFOST – Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia


Cientistas brasileiros e alemães estão em plena sinergia na troca de novas fronteiras de investigação, aprofundamento de cooperação internacional e debatendo de maneira interdisciplinar os desafios do conhecimento. A coordenadora da área de Biotecnologia do SENAI CETIQT, Aline Dumaresq, é uma das cientistas convidadas para participar do evento

Cientistas brasileiros e alemães estão em plena sinergia na troca de novas fronteiras de investigação, aprofundamento de cooperação internacional e debatendo de maneira interdisciplinar os desafios do conhecimento. E o SENAI CETIQT, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, está participando desse grande projeto que é o Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia – BRAGFOST, realizado entre os dias 22 e 23. Organizado pela CAPES e a Fundação Humboldt, o evento se propõe a reunir a próxima geração de líderes de ciência e tecnologia de diferentes áreas do conhecimento.

A reunião, exclusiva para os 60 cientistas (30 alemães e 30 brasileiros), aborda assuntos como Personalized Medicine; Biotechnology for Future Sustainability; e Augmented Intelligence for Education. A coordenadora da área de Biotecnologia do SENAI CETIQT, Aline Dumaresq, é uma das cientistas convidadas para participar do evento: “Estou bastante motivada com minha participação, pela importância e propósito do BRAGFOST. Ter sido indicada, mostra que o desenvolvimento da ciência e inovação de alta qualidade é extremamente importante no contexto atual. Minha expectativa é divulgar o trabalho de excelência que realizamos no SENAI CETIQT e também fazer contatos importantes para estabelecimento de parcerias num futuro próximo”, revela.

Aline possui licenciatura e bacharelado em Engenharia Agronômica, com área de concentração em Biotecnologia e doutorado direto na área de Genética, pela Universidade de São Paulo. Cursou um ano do doutorado na Inglaterra, na Universidade de Exeter. Foi bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ.  Desde 2015 é responsável pelo planejamento e Implantação da estrutura laboratorial e portfólio de atuação da Plataforma de Biotecnologia do Instituto de Inovação do SENAI CETIQT.

A FUNDAÇÃO HUMBOLDT

A Fundação Alexander von Humboldt é uma instituição pública sem fins lucrativos, atualmente com sede na cidade de Bona, Alemanha, que tem como objetivo o fomento da investigação científica internacional. A fundação financia a estadia e o trabalho colaborativo na Alemanha de cientistas e investigadores estrangeiros, fomentando o intercâmbio científico e cultural.

A CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – é uma fundação do Ministério da Educação (MEC), que é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação – mestrado e doutorado – em todos os estados da Federação.

O SENAI CETIQT     

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.