O SENAI CETIQT, referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados para o setor têxtil, conquistou o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), por sua participação na 15ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, e também o ‘Selo Social” de Instituição Comprometida com a Responsabilidade Social’, concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Durante a Semana de Responsabilidade Social, realizada no campus da Barra da Tijuca do SENAI CETIQT, a instituição promoveu várias ações ligadas ao tema. Alunos e visitantes participaram, dentre outras atividades, da Oficina ‘Praticando Responsabilidade Social’ e da Palestra ‘Negócio Social’, que abordou questões importantes sobre Plataforma Colaborativa, Comércio Justo e Redes do Bem. Também foi exibido clipe dos trabalhos de Responsabilidade Social desenvolvidos pelos alunos na Rede Asta e no Amparo Tereza Cristina.
O selo da ABMES conquistado pelo SENAI CETIQT pode ser utilizado, a partir de agora, em todos os materiais de divulgação da instituição, como jornais, livros, revistas, folders, cartazes, camisas, sites, e-mails, redes sociais, emissoras de TV e afins. A ABMES representa o Ensino Superior particular e atua junto ao Governo e Congresso Nacional em prol dos interesses legítimos das instituições educacionais, mantendo seus associados informados, em primeira mão, sobre as principais diretrizes e conquistas do setor.
Já o “Selo Social” de Instituição Comprometida com a Responsabilidade Social foi concedido ao SENAI CETIQT pelo apoio ao festival ‘Desculpe Incomodar’, que aconteceu em diversos pontos do Rio de Janeiro. As professoras Cristiane Santos e Diva Costa atuaram junto à produção do Desfile Miss e Mister Rua, que fechou a programação do festival, no Museu do Amanhã.
O Desfile/Concurso foi criado por Eduardo Araújo, responsável pela capacitação dos modelos que desfilaram na passarela do Museu do Amanhã, e foi mais um projeto que contou com a participação dos estudantes do curso superior em Design de Moda, na atividade que faz parte do processo avaliativo da disciplina de Produção de Moda, ministrada pela professora Diva Costa. Como o projeto trouxe como público participante pessoas em situação de rua, o tema também pôde ser trazido para o contexto da Moda pela professora Cristiane Santos, que atua nas disciplinas de Ética, Cultura e Cidadania e de Responsabilidade Social.
Os estudantes de Produção de Moda do SENAI CETIQT apoiaram a pré-produção do desfile, customizando botas de segurança e calças de uniformes que seriam descartadas por empresas do Rio de Janeiro. Eles também realizaram a curadoria das peças que seriam apresentadas ao público e participaram da prova de roupa junto aos modelos. No dia do evento, os alunos também participaram da montagem do camarim, da passarela e da preparação dos modelos para o desfile/concurso. Vale resaltar, que todas as peças apresentadas foram cedidas pelo Empório Almir França, idealizador do projeto EcoModa.
De acordo com as professoras Diva Costa e Cristiane Santos, a realização dessa atividade contextualiza os conhecimentos e habilidades desenvolvidos em sala de aula em uma situação real do mundo do trabalho, prática norteadora da Metodologia SENAI de Educação Profissional e Tecnológica.
Artigos relacionados