*Por Rafah Moura
O samba é uma das mais genuínas manifestações da identidade brasileira por exaltar a nossa essência, dores e amores, e isso se manifesta no bailar dos nossos corpos. E a cantora Roberta Sá quer levar toda a energia positiva ao Circo Voador, dia 17, para o lançamento de de ‘Sambasá – Ao Vivo’, registro audiovisual gravado ano passado, no palco da Lona, quando estava grávida de seis meses de sua primeira filha, Lina. No show, Roberta se inspira no clima das rodas de samba, finca o pé no ritmo-símbolo do Brasil e mostra um canto mais potente, mais livre e com a segurança que as duas décadas de carreira lhe conferem. “Sempre quis fazer um show assim, como uma roda de samba, em que as pessoas saibam cantar as músicas, com sambas mais ‘pra fora’. O Sambasá veio para fazer parte da minha vida e vou apresentá-lo sempre que houver oportunidade”, celebra Roberta.
A cantora Roberta Sá, em seu DVD, Sambasá – ao vivo, faz uma grande homenagem ao samba
O samba sempre fez parte da vida de Roberta Sá e ganhou espaço privilegiado em sua discografia e apresentações. Um importante capítulo dessa história se escreve com Sambasá, projeto composto por show, disco de estúdio e audiovisual. Nessas quase 20 anos de carreira, a artista acompanhou cada vez mais mulheres entrando nessa roda e se tornando gigantes. “Nessa jornada, eu percebo que o respeito e a valorização das mulheres no samba, por exemplo. Estamos em crescente evolução e devemos muito as que vieram antes como: Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Clara Nunes, Leci Brandão, que ocuparam esses espaços abrindo as portas para nós. Até o sucesso de nomes mais jovens como Nilze Carvalho, Samara Líbano, Marina Iris, Marcelle Motta, que chegam com força. Queremos mulheres em todos os espaços”, destaca.
Roberta Sá faz uma grande roda de samba, na lona da Lapa, com os grandes sucessos do ritmo
No roteiro dessa batucada inebriante, o repertório da cantora como ‘A Roda’, ‘Sem Avisar’, ‘Antes Tarde’, ‘Luz da Minha Vida’, ‘Nossos Planos’, ‘Samba de Um Minuto’, ‘Interessa’, ‘Ah, Se Eu Vou’ e ‘Amanhã é Sábado’, feita por Martinho da Vila especialmente para ela, que se mesclam a alguns sucessos de nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Martinho da Vila. A força feminina no samba é exaltada e reafirmada com clássicos de Dona Ivone Lara, Alcione, Jovelina Pérola Negra e Beth Carvalho. “O samba é uma potência, tem uma energia transformadora. Eu tenho ouvido muito as pessoas falarem sobre o quanto essa turnê lava a alma”, diz a artista.
Sambasá conta com uma banda especialista em conduzir o batuque e levantar a poeira: Roberta canta acompanhada por Alaan Monteiro (cavaquinho e direção musical), André Manhães (bateria), Gabriel de Aquino (violão), João Rafael (baixo) e Thiaguinho Castro (pandeiro, congas, caixa, repique de anel, tamborim, efeitos).
Serviço:
ROBERTA SÁ | Lançamento de “Sambasá – Ao Vivo”
E mais: DJ Tha Redig
Data – 17 de junho de 2023