Depois de cobrir as feiras calçadistas de Norte a Sul do país no final do segundo semestre do ano passado e nesse início de ano, eu tenho frisado que o cenário das exportações de acessórios made in Brazil tem melhorado substancialmene. E venho agora com um exemplo: a Ramarim, reconhecida empresa do setor calçadista no segmento feminino, apresentou aumento de 7% no volume de exportações em 2019. Para 2020, a projeção, apesar das adversidades é de 15% nas vendas.
Fiel ao slogan “Essa é a Ramarim que você conhece e confia. Uma marca que desfila sua qualidade pelos cinco continentes”, a empresa exporta para 45 países, entre eles os que mais compram são: Equador, Bolívia, Paraguai, Argentina e Costa Rica. A empresa tem aumentado fortemente a representatividade no Oriente Médio e Europa. “Esse ano começamos com força total, vamos participar das maiores feiras mundiais e seguimos abrindo novos mercados para a marca”, afirma a gerente de exportação, Tatiana Müller de Oliveira
A exportação é um dos carros-chefe. Se a marca produz 50 mil pares cerca de 15% a 25% da produção vai para o exterior. A empresa pretende aumentar as operações neste ano e planeja ingressar no mercado americano e italiano.
O Grupo Ramarim, com sede em Nova Hartz (RS), conta com 5 plantas industrias – duas no Rio Grande do Sul e três na Bahia. Nas unidades baianas, o grupo produz as marcas próprias: Ramarim e Comfortflex.
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