* Por Maria Eugênia Gonçalves
Para encher a cara com classe: líder na produção de destilados premium no mundo, a DIAGEO resolver a fome com a vontade de comer – ou melhor, a sede com o desejo de entornar o copo – e promove no Brasil a Cocktail’s Journey, seletiva brasileira dos candidatos à maior competição de coquetelaria mundial, a Diageo World Class. De 15 de outubro à 30 de novembro, 100 bares localizados em 20 cidades brazucas contarão com bartenders batalhando por seu lugar ao sol – de preferência com um refrescante drink na mão – na semifinal nacional marcada para maio de 2015. O evento tem como objetivo movimentar a cultura de coqueteis, tanto no país (nesta etapa), quanto em níveis globais na finalíssima.
Os concorrentes produzirão nesta primeira jornada o Tonic Drink, bebida à base do clássico gim tônica em mistura a vodcas e frutas frescas diversas. Como uma das inspirações dessa vez, o badalado bar Dry Martini, de Barcelona, lugar onde até os catalães (que sabem entornar um copo como ninguém), saem de lá trocando as pernas.
A competição, que neste ano contou com a presença de Laércio Zulu, do paulistano La Maison est Tombeé, propõe incentivar a criação artesanal dos drinks e aproximar o público final a este universo. Agora é só marcar, a partir dessa quarta-feira, uma visitinha básica, do happy hour ao fim da noite, nos locais selecionados para prestigiar o refresco desta edição e conferir os paladares!
Para a seletiva, bartenders de todo o Brasil foram convocados a desenvolver drinks especiais a partir do tema Tônicas com a vodca KETEL ONE®, eleita a predileta dos bartenders, e o gim TANQUERAY® No10, único feito à base de frutas frescas, ingredientes botânicos e toque final de camomila, para acalmar os espíritos etílicos mais indômitos. Partindo da simples mistura de destilado e água tônica, os profissionais devem revelar sua verve criativa em variações feitas com xaropes, infusões, especiarias e frutas diversas. Vale quase tudo. As criações estarão nos cardápios das casas até o final de novembro, com preços variáveis.
Em sua missão de difundir o desenvolvimento da coqueletaria mundo afora, a DIAGEO incentiva a imaginação dos profiossionais do ramoatravés de eventos como o Cocktail’s Journey. Ótima ideia para difundir seus produtos, afinal. “Sò este ano, mais de 260 bartenders foram treinados em todo o Brasil, somados a mais de 2000 profissionais de bares, entre garçons, cozinheiros e gerentes”, conta Eugenio Garcia-Perate, responsável pela marketing innovation da empresa. O resultado praticamente configura o grupo em uma verdadeira confraria jedi de mestres do bom copo. Avaliados pelo júri, os autores das 10 melhores receitinhas serão anunciados dia 30 de novembro e ganham uma vaga na semifinal brasileira que acontece do Diageo World Cup, que será realizada em maio de 2015, em São Paulo. Tipo concurso de miss, mas com aquela levada boêmio-ébria de Maysa Matarazzo.
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