Qual o futuro do teatro no Brasil? Performance vanguardista vai levantar a questão em pleno Mercadão de Madureira


‘Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020’ faz única apresentação no Mercadão de Madureira, neste sábado, das 15h às 18h, sob a batuta de Cristina Fagundes. Imperdível!

Em julho de 2021, a atriz e diretora de teatro Cristina Fagundes ‘causou’ nos jardins do MAM ao apresentar uma provocação artística: o manifesto artístico ‘Não-Espetáculo’, em que chamava atenção para a crise nas artes cênicas. Agora, ela leva a nova exposição ‘Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020′ para o Mercadão de Madureira, a fim de dar continuidade à discussão. Ao invés de obras de arte, ela mostrará atores reais de teatro, ao vivo, em poses de atuação, trajando figurinos e com placas informativas sobre quem eram e o que encenavam antes da extinção do teatro no Brasil em 2020. As ‘obras’ são interativas e responderão ao comando sonoro do público. Quem disser ‘Viva o Teatro!’, por exemplo, ouvirá os ‘atores-obra’ declamarem frases de textos teatrais clássicos de autores como Nelson Rodrigues, William Shakespeare, Maria Clara Machado, Alcione Araújo, Anton Tchekhov, entre outros, que estão no repertório. “A ideia é mostrar atores de teatro como peças de museu, obras de uma ‘Arte’ já extinta, para provocar reflexão sobre a atual crise do teatro no Brasil. Precisamos jogar luz sobre todas as dificuldades que estamos enfrentando para fazer teatro devido à pandemia, à falta de políticas públicas de cultura e à censura. A minha forma de fazer isso é criando”, diz Cristina, que esteve à frente de vários projetos artísticos diferentes durante a pandemia. “Vai ser lindo realizar essa exposição num local popular como o Mercadão de Madureira”, comenta a diretora.

“A ideia é mostrar atores de teatro como peças de museu, obras de uma 'Arte' já extinta, provocando reflexão sobre a atual crise do teatro no Brasil. Precisamos jogar luz sobre as dificuldades que estamos enfrentando para fazer teatro devido à pandemia (Reprodução)

“A ideia é mostrar atores de teatro como peças de museu, obras de uma ‘Arte’ já extinta, provocando reflexão sobre a atual crise do teatro no Brasil. Precisamos jogar luz sobre as dificuldades que estamos enfrentando para fazer teatro devido à pandemia (Reprodução)

Ano passado, ela realizou o ‘Clube da Cena Lives’, que reuniu 43 artistas de teatro, entre atores, autores e diretores, para encenarem, ao todo, 30 lives de ficção que aconteciam diariamente no Instagram. Em seguida, encenou ‘Bastidores’, que revelava justamente o making of de uma peça para o zoom e promovia uma reflexão sobre o fazer artístico em tempos de pandemia. Este ano, Cristina estreou o manifesto artístico ‘Não-Espetáculo’, uma performance ainda em andamento que se propõe não-realizar um espetáculo na porta de teatros fechados do Rio. Sem texto, figurino nem cenário, ela e a atriz Ana Paula Novellino chegam com duas cadeirinhas e se sentam por uma hora (tempo médio de um espetáculo) na porta do teatro, por esse tempo, para não fazerem teatro. “Acho que sou boa em ter ideias fora da caixa para o teatro”, brinca a atriz, que em 2013 encenou e dirigiu uma peça teatral que acontecia dentro de um táxi de verdade em movimento. Na ocasião, a atriz se manifestava contra a escassez de pauta nos teatros administrados pela prefeitura do Rio de Janeiro. Cumprindo os protocolos sanitários vigentes, os atores estarão usando máscara e pede-se ao público que também as utilize.

Cristina Fagundes À frente do elenco da nova exposição 'Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020', que ela leva para o Mercadão de Madureira (Divulgação)

Cristina Fagundes à frente do elenco da nova exposição ‘Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020’, que ela leva para o Mercadão de Madureira (Divulgação)

 

Serviço

Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020

Quando: 30 de outubro (sábado)

Horário: 15h às 18h

Local: Mercadão de Madureira

Endereço: Av. Min. Edgard Romero, 239 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ

Classificação Indicativa: livre

Gratuito.