Projeto sustentável do SENAI é selecionado para programa socioambiental da Petrobras e terá apoio do SENAI CETIQT


O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST) irão atuar de forma estratégica no projeto

O projeto “Fortalecimento de Cadeias Produtivas do AP, PA e MA para a Promoção da Bioeconomia na Amazônia Legal” foi aprovado no primeiro edital da Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental 2023. O projeto é uma colaboração entre os Departamentos Regionais – SENAI do Amapá, Pará e Maranhão e o Departamento Nacional, e foi contemplado para a Linha de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

A proposta tem como objetivo incentivar a expansão de negócios socioambientais nos municípios de Oiapoque (AP); São Luís, Raposa e Paço do Lumiar (MA); Belém, Abaetetuba, Cachoeira do Arari e Barcarena (PA). A geração de renda, o desenvolvimento econômico sustentável, o fortalecimento de cadeias produtivas, bem como a criação de ações, que qualifiquem profissionalmente os jovens dessas regiões, também são algumas das metas relacionadas ao projeto.

O SENAI CETIQT será uma das organizações que irão apoiar o projeto no Oiapoque (AP), atuando de forma estratégica, sendo representado pela Coordenação de Serviços de Consultoria e Moda & Design do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST), e pela Coordenação de Engenharia e Desenvolvimento de Processos do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI).

Foto: Bruno de Castro/Divulgação

A atuação dos institutos será feita em torno dos serviços de Desenvolvimento de Design Estratégico de Negócios Sustentáveis, através de uma equipe multidisciplinar, formada por engenheiros e designers, com ampla experiência na indústria e na cadeia têxtil. O apoio será direcionado ao fortalecimento das atividades produtivas dos povos das Terras Indígenas do Oiapoque (AP), considerando os atributos sociais, culturais e ambientais da região.

Sendo um dos 31 projetos selecionados para o Programa “Seleção Pública Petrobras Socioambiental 2023”, o projeto sustentável realizado pelo SENAI receberá o investimento de R$ 8,5 milhões. O valor será repartido entre os departamentos do Amapá, Maranhão e Pará que, por sua vez, fazem parte dos oito estados que constituem a Amazônia Legal. O apoio financeiro é voltado para o incentivo da bioeconomia dentro desses territórios.

O Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo impulsionar ações e projetos de desenvolvimento econômico, ambiental e social de comunidades locais. As quatro linhas atendidas são: educação; desenvolvimento econômico sustentável; florestas; e oceanos.