*Por Júnior de Paula
A São Paulo Fashion Week, que teve por muito tempo o prédio da Bienal no Parque do Ibirapuera como casa, hoje arma seu front no Parque Villa-Lobos. O Fashion Rio, que já passou pelo BarraShopping, Marina da Glória e Pier Mauá, hoje está sem teto, desde que Paulo Borges, o organizador do evento, já declarou que não tem planos a curto prazo para a temporada carioca de moda. Mas por que estamos falando isso? É que a Semana de Moda de Nova York está sendo despejada da sua sede atual, o Lincoln Center, e parece que ainda não decidiu para onde vai. Pois é, não é só no Brasil que a dança das locações deixa os organizadores e participantes malucos.
Mas entenda a história: a IMG Fashion Week, empresa que administra o circuito fashion de Nova York, tinha contrato com o Lincoln Center até 2020. Mas, por conta de uma decisão da Suprema Corte da cidade, os organizadores da semana de moda terão que procurar um novo endereço assim que terminarem os desfiles de fevereiro. Isso tudo porque no meio do caminho tem o Damrosch Park, que fica próximo ao Lincoln Center e pertence à municipalidade de Nova York, o que o impede de ser usado como um parque privado, como ocorre durante os desfiles mais badalados do mundo.
A primeira ideia que já vem circulando pelo meio é a de levar toda essa turma para Downtown, mudança vista com pouca boa vontade, já que se trata de uma parte da cidade muito movimentada e pouco glamourosa. Mas, até 2020, quando a Fashion Week finalmente terá seu endereço permanente no Hudson Yards, parece que a vida cigana de peregrinação pelos cantos da Big Apple vai virar tendência.
*Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura
Artigos relacionados