*Por Júnior de Paula
De acordo com o site Fashion Business, já existe data certa para o retorno de John Galliano ao mundo da moda: 12 de janeiro. Ele, que foi anunciado recentemente como o novo diretor criativo da Maison Martin Margiela, uma das marcas do conglomerado italiano Only the Braves, estava na dúvida sobre onde apresentaria sua primeira coleção para a casa belga: Paris ou Londres. Mas, pelo visto, suas raízes falaram mais alto, já que a capital inglesa foi a escolhida para ser cenário deste grande retorno. A coleção apresentada vai ser de Alta Costura e, apesar não estar na agenda oficial da Paris Couture Week, ela poderá ser vista também na cidade luz por alguns felizardos que fizerem o agendamento prévio.
Galliano, aliás, vem voltando aos poucos. Recentemente, ele foi ao palco do British Fashion Awards para entregar um prêmio especial a Anna Wintour por Outstanding Achievement. Ela, em um claro sinal de apoio à volta do estilista para o mundo da moda, foi usando uma criação exclusiva de John, já com a etiqueta Maison Martin Margiela by Galliano.
O estilista inglês, para quem não se lembra, foi demitido do comando criativo da Dior, onde apresentava as coleções e desfiles mais esperados do mundo da moda, por conta de um comportamento anti-semita em um bar de Paris, onde falava absurdos sobre o povo judeu em uma mesa com amigos – completamente alterado. A palhaçada foi filmada e publicada na internet. Desde então, ele de desculpou publicamente, foi internado em uma clínica de reabilitação e vem tentando se redimir com o público.
*Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura
Artigos relacionados