O Mundo Como Ele Não É: Ivan Pinheiro Machado redescobre Nova York em nova exposição


Na mostra, o pintor Ivan Pinheiro Machado usa fotos com base para revelar a exuberância insuspeita de uma Big Apple caótica

*Por João Ker

Nesta segunda-feira (07/04), o o multifacetado Ivan Pinheiro Machado – pintor, arquiteto e fotógrafo – lança sua nova exposição “O Mundo Como Ele Não É” no Espaço Cultural Citibank, em São Paulo. As pinturas que parecem fotografias refletem o caos apaixonante de Nova York, tema dos 28 quadros que o público poderá encontrar na mostra. A inspiração  do artista por grandes centros urbanos e seu capitalismo inerente sempre transpareceu em suas obras, seja por meio de fachadas, placas ou detalhes com garrafas de Coca-Cola. Dessa vez, tratando-se da Big Apple, Ivan capturou toda a confusão dos famosos taxi cabs amarelos, a arquitetura da ponte do Brooklyn e até uma loja da Victoria’s Secret, imagens do cotidiano novaiorquino que aparecem mais emotivas e menos banais pelas mãos do pintor.

A técnica que Ivan usa para suas pinturas é a reapropriação de fotos com um novo olhar atento a detalhes que, a princípio, passariam despercebidos pela plateia.”Eu gosto de partir de uma foto e transformá-la, propondo um ângulo intrigante, curioso e até dramático. Aí então o pintor é gratificado, pois as pessoas olham com espanto, como se fosse a primeira vez que estivessem vendo aquilo”, explica. A exposição fica aberta até o dia 6 de junho, na Avenida Paulista, 1.111, São Paulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação