*Por João Ker
Os fãs de Tulipa Ruiz sabem que a cantora além de ter uma voz marcante tem também uma inclinação artística para o desenho que é uma de suas grandes paixões. A paulista crescida no interior de Minas já ilustrou capas de discos, encartes, quadros e, agora, acabou de firmar uma parceria com a Livraria Cultura e a Cícero Papelaria para fazer as capas de uma linha exclusiva de cadernetas.
Tulipa já teve uma exposição em São Paulo e assina uma coluna na versão brasileira do jornal Le Monde Diplomatique. A parceria nasceu a partir da paixão que a menina tem por cadernos, provavelmente um fruto da época que ainda era jornalista e devia paquerar os modelos mais descolados para adotar como bloquinho de anotações. Na técnica, a artista gosta de ser livre: “Gosto muito de desenhar no computador com o mouse, ou no tablet, com os dedos. Gosto de um programa chamado Paintbrush. Às vezes imprimo e pinto com aquarela. Amasso e escaneio. Técnica mista e livre, analógica-digital”, explica.
Para a a cantora, música e desenho são partes fundamentais da sua expressão criativa e uma complementa a outra: “Não vejo a música sem o desenho. E nem o desenho sem a música. Não é que eu faça um para conseguir fazer o outro, mas sem um eu não teria o outro. Quando componho é como se estivesse desenhando musicalmente. E quando desenho é como se estivesse compondo graficamente”, explica a desenhista/cantora. A coleção com 5 capas diferentes já está disponível nas lojas do país inteiro. Para quem não conhecia esse lado de Tulipa e quer ver mais dos seus desenhos, é só acessar o Tumblr oficial Ateliê da Tulipa.
Fotos: Divulgação
Artigos relacionados