No MAR, Melissa comemora parceria com time de cariocas babadeiras que recria a tropicalidade brazuca de Carmen Miranda


Plastic chica chica boom: em meio a cenário com frutas e fashionistas da mais tenra idade, a grife reinventa a Pequena Notável sob a forma de plataformas artsy!

Quem poderia imaginar, há mais de 100 anos atrás, quando Leo Baekeland criou a baquelite (1909), o primeiro polímero sintético, que o plástico teria tamanho destaque na sociedade contemporânea, sendo usado até mesmo em calçados, como as emblemáticas sandálias da Melissa? Pensando nisso, a grife organizou na noite deste sábado (6/9) a festa “Trópico Surreal” no MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro – para lançar seu novo projeto, “Creatives”.

O agito contou com cenografia surreal criada com frutas tropicais, no estilão “Carmen Miranda”. Tudo a ver, já que a Pequena Notável foi precursora do uso de polímeros na moda, criando as primeiras plataformas de acrílico, material que até então marcava presença exclusiva na indústria bélica. O DJ Yugo, conhecido pela festa paulistana Selvagem, deu expediente na balada junto com um bloco de carnaval, mostrando que o MAR não poderia ser local mais adequado para sediar a arte do badalo.

Sobre o “Creatives”, é interessante mencionar que a Melissa selecionou nativas da Cidade-Maravilha escolhidas a dedo pelo trio Pedro Pirim (NOO) Bárbara Rosalinski e Marcela Ceribelli (Concepstore Sala de Estar) para criar uma moda genuinamente carioca. O resultado? Uma coleção-cápsula com o mesmo nome da festa em uma desconstrução do estereótipo tropicalista sob os cânones da modernidade plástica. Parece devaneio de artista conceitual? Nada disso, tudo bem usável, ao alcance das mãos (ou melhor, dos pés), com elucubrações formadas pelos dois novos modelitos da marca: Melissa Creatives Flat (flatform com soaldo tratorado) e a Melissa Creatives Wedge, plataforma assimétrica que deixaria Carmen Miranda babando. As duas perfeitinhas para enfrentar grama, areia, chuva, sol, noite e até os escombros apocalípitcos que andam comparecendo em um Rio em constante repaginação urbanística.

Ah, antes que HT esqueça, os nomes das bonecas cariocas que compuseram o time de formadoras de opinião que participaram do projeto e, durante oito meses de imersão criativa, tiveram reuniões com o diretor criativo da marca, Edson Matsuo: Bebel Sader, Beta Figueiredo, Bruna Aragão, Barbara Oliveira, Carolina Koeler, Clariza Rosa, Eduarda Motta Nanci, Fernanda Rebello, Isabella Castro, Karen Richa, Lara D’Ávila, Larissa Vasconcelos, Luiza Calmon, Luiza D’Angelo, Maria Claudia Palhares, Nuta Vasconcelos, Priscila Steinman e Raquel Dimantas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Murillo Tinoco / AGi9 (Divulgação)