Livros de defesa de enredo do Carnaval 23 vazam na Internet dias antes de serem liberados pela Liesa


No livro Abre-Alas constam os projetos de fantasias, alegorias e enredo que cada escola trará ao seu desfile e que é tutelado pela Liga Independente das Escolas de Samba até o dia dos desfiles, quando ela mesma os torna público em seu site oficial. Desde ontem, 14/02/2023, o material está sendo compartilhado nas redes sociais e em fóruns carnavalescos

Na noite de ontem, 14/02, os Livros de Defesa de Enredo das Escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, que são de posse da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), vazaram nas redes sociais. São 1.026 páginas dos dois arquivos somados: um referente ao desfile de domingo (541 páginas) e outro ao desfile de segunda-feira (485 páginas) e constam de todos os projetos de figurinos e alegóricos das 12 escolas do Grupo Especial, além de contar com a logomarca oficial do Carnaval 2023 definida pela LIESA. “Tivemos conhecimento e as providências já estão sendo tomadas”, disse Cláudio Vieira, assessor da LIESA. O órgão deve divulgar uma nota oficial sobre este assunto. Importante ressaltar que os conteúdos da Série Ouro, segunda divisão, não vazaram.

Capa do Livro Abre Alas dos dois dias de desfile. Material vazou na Internet quatro dias antes de ser liberado pela Liesa (Foto: Reprodução)

Desde 2022, a Liesa passou a liberar oficialmente em seu site, e no dia dos desfiles – ou seja, domingo e segunda –  os Livros Abre Alas. Publicação volumosa e completa sobre o desfile de todas as escolas do Grupo Especial, onde consta, detalhadamente, todo o conceito que as agremiações vão levar para a Avenida, bem como seus projetos alegóricos e de fantasias e defesa do enredo explicados minuciosamente, já que este é o conteúdo que vai ser entregue aos jurados de cada quesito e o que vai nortear a avaliação dos desfiles. Contudo, desde a noite de ontem, esse conteúdo, que até então deveria ser mantido de forma restrita, começou a ser compartilhado nas redes sociais, como o Twitter, e em fóruns de discussão segmentados sobre carnaval.

Ainda que não vá tirar o fator surpresa ao torcedor, já que, como os próprios adeptos dizem, “carnaval se faz na Avenida”, e todos os croquis e projetos alegóricos podem sofrer modificações na reprodução em escala real, causa preocupação o vazamento do material. Vieira diz que não trata-se de uma questão sigilosa, mas “um acordo entre a liga e as escolas em se manter o máximo de privacidade sobre isso”.

O público consumidor do carnaval teme que os jurados e o público poderão debater e/ou questionar as escolhas artísticas e narrativas das escolas antes mesmo de elas pisarem na Sapucaí e as agremiações serem julgadas antecipadamente. Em um dos fóruns de discussão sobre Carnaval na Internet, o Espaço Aberto, um torcedor, Daniel, disse haver se frustrado com o vazamento: “Perdeu a graça. É tão bom acordar no dia seguinte e esperar pelo (Livro) Abre Alas”.

Conceito e desenho da Alegoria Abre Alas do Império Serrano, escola que desfila no domingo. O carro faz referência a um samba de Arlindo Cruz, enredo da escola (Foto: Reprodução)

Segundo a LIESA, “LIVRO ABRE-ALAS é o documento contendo todas as informações a respeito dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial. São formulários preenchidos pelos representantes das agremiações, quesito por quesito, com detalhes que ajudam aos julgadores a consolidarem a sua avaliação. Seu conteúdo é apresentado à opinião pública, através de LIESANet”. Oficialmente, a Liga publicou apenas o Regulamento e o Manual do Julgador para o Carnaval 23.

Página 316 do Livro Abre Alas de Segunda-Feira. Desenho e conceito da Alegoria 1 da Beija-Flor de Nilópolis (Foto: Reprodução)