Constatei in loco que esta XXXIII edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado – como a mais importante feira de calçados do Brasil, incendiou Gramado (RS), onde as temperaturas nos termômetros da charmosa cidade alcançavam os 5 graus. E para corroborar o que eu vi, o diretor da Merkator Feiras e Eventos (promotora do evento), Frederico Pletsch, anunciou que a edição de 2015 terá mais um dia, somando então quatro dias. O intuito é facilitar contatos e negociações entre visitantes e expositores. “A feira está grande. Esta edição contou com 350 expositores, cerca de 1.500 marcas, representando 84% da produção brasileira de calçados, e percebemos a necessidade do lojista ter mais tempo para olhar e escolher com calma as coleções”, explicou, complementando que a presença de compradores internacionais também foi algo muito relevante e ponto pacífico para esta decisão.
Vamos lembrar o que escrevi aqui sobre a feira:
Todo mundo já sabe que Gramado além de ser a capital do maior festival de cinema nacional é também um gigante no setor de feira calçadista. Os maiores produtores de calçados e acessórios do Brasil se reuniram entre os dias 26, 27 e 28 de maio para o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado nos pavilhões do Serra Park. Mais de 15 mil visitantes circularam por ali durante os três dias de feira.
Considerada a principal feira brasileira do setor, o SICC se consolida também pela força de atrair grandes indústrias. Dados do IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial – apontam que as empresas que participaram do evento respondem por cerca de 84% de todos os calçados e acessórios produzidos no Brasil. “É um percentual bastante alto, que mostra a representatividade que a feira alcançou no cenário brasileiro”, destaca Frederico Pletsch.
Novidade 1: M Officer
A feira contou com marcas que são referências não apenas na produção de calçados e acessórios, mas também na produção de peças de vestuário. É o caso da M Officer, de Carlos Miele, que a cada estação desfila suas coleções pelas mais concorridas passarelas. Neste ano, a marca foi uma das prestigiadas no Donna Fashion Iguatemi. Nesta edição, pela primeira vez, a grife irá expor no SICC. “Esse é um evento que faz parte do calendário de negócios do ano. É a feira mais importante do setor calçadista. Comparecem muitos lojistas de todo o país, e é uma feira que vem tendo ótimos resultados. Vamos aparecer com um espaço na Estação 3, apresentando os nossos materiais em calçados e vestuário”, explica Everton Santos, Gestor do projeto de calçados e acessórios da M Officer.
Com um projeto novo, a marca aposta na feira para apresentar ao mercado sua coleção. “Somos uma marca que estamos há mais de 30 anos no mercado atuando com peças de vestuário, e, agora, chegamos também na produção de calçados, uma tendência que poucas marcas daqui do Brasil adotaram. Nossa meta é ampliar negócios, oferecendo nossos melhores produtos para construirmos ótimos resultados. Pelo fato do SICC apresentar em primeira mão aos clientes o que será tendência para o próximo verão, isso excede, e muito, as nossas expectativas”, destaca.
Outra marca que é referência, a Coca-Cola Shoes, chegou a Gramado com a projeção de superar os já positivos resultados da edição do ano passado do SICC. “Estamos com boas expectativas de participação do SICC. Pretendemos colocar mais da metade dos nossos produtos de verão para os lojistas. Queremos ter resultados ainda melhores do que na edição passada, que também foi muito boa para nós. Além da Coca-Cola Shoes, vamos estar com as marcas Capricho e Simpsons, oferecendo uma ampla variedade de produtos”, destaca Vanessa Maurer, do setor de marketing da marca.
Importação e exportação
Foram ainda pelo menos 150 importadores de quatro continentes. “Esta feira será um divisor entre as coleções que estão hoje nas lojas e os lançamentos da próxima temporada”, diz Renato Klein, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha. Ele acrescenta que o SICC está retomando o centro de decisões comerciais do setor novamente para o Rio Grande do Sul, berço da indústria nacional. Klein assegura ainda que esta feira ficará na memória dos calçadistas pela sua importância num momento tão especial do país. “Vamos auxiliar a alavancar as vendas do segundo semestre do ano”, diz.
Para este ano, a estimativa é de que as indústrias brasileiras de calçados produzam mais de 900 mil pares, mantendo o país como o terceiro mais produtor mundial, atrás apenas da China e da Índia. A maior parte dessa produção, acima dos 85%, será concentrada no mercado interno. “Essa configuração da produção nacional mostra que o consumo interno está aquecido, o que amplia ainda mais as opções de compra para o lojista. A indústria brasileira está produzindo para satisfazer o consumidor brasileiro”, destaca Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.
A diversidade de marcas e estilos expressa no SICC deve facilitar a escolha do lojista no momento de renovar seus estoques.“Com mais de 80% da produção brasileira em um único espaço, o visitante vai encontrar até mesmo produtos bem segmentados, calçados e acessórios com preços atrativos, modelos com design diferenciado e moda, além de peças de alto valor agregado. Com tantos e tão representativos expositores, esperamos uma grande feira para todos”, afirma Pletsch.
Novidade 2: 361 Graus Sport
A feira também marca a estréia da 361° Sport, uma das maiores marcas esportivas da Ásia, que vai apresentar seus lançamentos em tênis esportivos no Brasil. Com um faturamento ao redor de US$ 1 bilhão e uma produção estimada em mais de 50 milhões de itens esportivos por ano, distribuídos em mais de oito mil pontos de venda, a 361° Sport chega ao Brasil comprometida com os jogos olímpicos de 2016. A marca projeta investimentos na ordem de US$ 15 milhões de dólares no Brasil. Segundo Sérgio Baccaro Junior, Marketing Brasil da 361°, a marca chega ao mercado brasileiro para agregar em qualidade e opções tecnológicas, principalmente para o segmento esportivo. Patrocinadora de atletas olímpicos como o jamaicano Dexter Lee, assim como diversas competições olímpicas na Ásia, entre elas os Jogos Asiáticos de 2014 de Inchon, a 361° Sport deve anunciar em breve o patrocínio de atletas brasileiros assim como sua participação e perspectivas para os jogos olímpicos de 2016.
Novidade 3: Estação 3
Aspirações fashionistas têm lugar de destaque na XXIII edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. O evento ferveu nos 5 graus de Gramado (RS) com a feira calçadista de lançamento das coleções da indústria brasileira para a primavera-verão 2014-2015. A grande novidade desta edição do SICC é a Estação 3: um espaço conceitual, que lembra a comodidade e a praticidade de um shopping center, ancorado por algumas das maiores marcas da indústria nacional de calçados. Um dos diferenciais do projeto é oferecer mais conforto para o visitante, além de marcas poderosas que investiram no espaço e até uma incrível galeria de arte.
Fornecedoras dos monstros do varejo que bombam nas lojas de departamento o ano todo fazendo os pés e a cabeça das mulheres de todas as classes, marcas que desfilam nas passarelas das principais semanas de moda do Brasil, como a Cavalera, mostram suas coleções na área vip conceitual chamada Espaço 3. Segundo o diretor da Merkator Feiras e Eventos, à frente do evento, Frederico Pletsch, com isso e evento consagra sua posição de referência da América Latina como feira calçadista. “Acreditamos que é preciso inovar nas feiras, por isso criamos a Estação 3, que tem apelo sustentável e foi pensado para distribuir melhor a visitação pelos corredores e agradar lojistas e expositores. Além da nova proposta de estandes, a iniciativa dá uma cara moderna ao evento. Haverá, inclusive, serviço gratuito de cabelereiro e espaço de convivência. Na próxima edição, o Serra Park passará por grande reforma e ganhando refrigeração”, afirma Pletsch.
Negócios e Turismo
E que tal aliar negócios com turismo? Com aquele frio a cidade fica mais encantadora e com pisagens belíssimas, Frederico Pletsch ainda frisa que, com o objetivo de potencializar cada vez mais a dinâmica da feira, será feito também um controle da performance dos lojistas que vêm ao evento agraciados com passagens aéreas e estadia, para garantir na mostra os que realmente efetivam negócios. Esse resultado positivo acontece em função do esforço da promotora da feira, de manter o evento como feira de negócios focada no relacionamento entre indústrias e lojistas, segundo Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. “A feira é a grande oportunidade de intensificar contatos, apostando no olho no olho para solidificar relacionamentos”, diz ele.
PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.
FEIRAS – Além do SICC, a Merkator realiza anualmente os seguintes eventos:
Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios – Lançador da moda outono/inverno em calçados e acessórios, acontece de 17 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS.
40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios – Leva às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país. O evento acontecerá entre os dias 9 e 11 de março de 2015, no Centro de Convenções de Natal, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Radar – Feira de Segurança – Apresenta as novidades do segmento de segurança no Brasil. O evento é pioneiro do setor no Rio Grande do Sul, e será realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado/RS.
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