* Por João Ker
Foi-se o tempo em que as Havaianas eram usadas apenas para ficar em casa, ir à praia ou fazer compras no supermercado. Elevadas à objeto de culto, há anos elas se tornaram sinônimo de um estilo despojado e casual, mas que, se bem executado, pode ser também informalmente elegante. Para esse redesign do conceito da marca, as parcerias são fundamentais. E os novos modelos que chegarão em breve às prateleiras, com imagens criadas por Rubens Gerchman (1942-2008) – um baluarte da arte brasileira -, prometem reafirmar a força dos tão famosos chinelos.
A parceria com o Instituto Rubens Gerchman rendeu três modelos de Havaianas Top, que mostram a conhecida paixão do artista carioca pelo futebol brasileiro. O lançamento faz parte da expectativa brasileira em torno da Copa do Mundo FIFA. Mas esse não é um caso isolado: a celebração de datas especiais por meio de novos modelos já virou tradição na marca. Só este ano, já foram criadas edições especiais de Réveillon e Carnaval, sem falar nos modelos Disney que esgotam e são repostos incessantemente. No mercado internacional, as Havaianas também lançaram no ano passado uma super campanha surrealista fotografada por David LaChapelle e Miles Aldridge.
Assim, é possível até prever que os brasileiros, assim como seus ídolos do futebol, poderão dizer que têm muita “arte no pé”. Basta calçar os novos chinelos futebolísticos, esperar a Copa chegar e torcer para a) não dar nada errado durante o evento; e b) a Seleção consertar o erro de 1950; c) e finalmente ganhar o tão esperado hexa. Braaaaaasil!
Fotos (Divulgação)
Artigos relacionados