A SeaWorld, mantenedora de 111 parques aquáticos, anunciou, finalmente, que não terá novas gerações de orcas sob seus cuidados. Por mais que a última orca retirada de seu habitat natural date de 40 anos atrás, uma série de outros animais da espécie nasceram nas dependências do parque e participam de adestramento para shows comercializados.
Parte do comunicado diz: “O SeaWorld ouviu. A sociedade está mudando, e nós estamos mudando com ela”. Com essa decisão, já tomada na filial de San Diego, na Califórnia; não haverá mais reprodução de orcas em cativeiros. Elas, porém, não serão devolvidas ao mar. Nos motivos: a dificuldade que podem encontrar para conseguir comida, lidar com a poluição e o contato com doenças até então novas para o organismo.
A notícia boa, no entanto, vem acompanhada de um adendo: as orcas que já estão no SeaWorld ainda deverão continuar entretendo os turistas. Segundo o parque as apresentações serão mais simples e, internamente, já são chamadas de “encontro educativo”. Os golfinhos, por sua vez, devem continuar sendo criados e se reproduzindo – o parque conta com mais espécies de animais marinhos.
Artigos relacionados