Feira calçadista de Gramado vai estremecer mais a Serra Gaúcha do que o red carpet brazuca


A expectativa é de que 15 mil visitantes circulem nos pavilhões durante os três dias de feira

Todo mundo já sabe que Gramado além de ser a capital do maior festival de cinema nacional é também um gigante no setor de feira calçadista. Os maiores produtores de calçados e acessórios do Brasil estarão reunidos em Gramado (RS), nos dias 26, 27 e 28 de maio para a XXIII edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado nos pavilhões do Serra Park. Serão cerca de 350 expositores, que representam 1,5 mil marcas de destaque no mercado nacional. A expectativa é de que 15 mil visitantes circulem nos pavilhões durante os três dias de feira.

Considerada a principal feira brasileira do setor, o SICC se consolida também pela força de atrair grandes indústrias. Dados do IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial – apontam que as empresas que participarão do evento respondem por cerca de 84% de todos os calçados e acessórios produzidos no Brasil. “É um percentual bastante alto, que mostra a representatividade que a feira alcançou no cenário brasileiro”, destaca Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora do SICC.

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Frederico Pletsch (Foto: Gramado (RS) – Henrique Fonseca)

Novidade: M Officer e Coca-Cola Shoes

A feira contará com marcas que são referências não apenas na produção de calçados e acessórios, mas também na produção de peças de vestuário. É o caso da M Officer, que a cada estação desfila suas coleções pelas mais concorridas passarelas. Neste ano, a marca foi uma das prestigiadas no Donna Fashion Iguatemi. Nesta edição, pela primeira vez, a grife irá expor no SICC. “Esse é um evento que faz parte do calendário de negócios do ano. É a feira mais importante do setor calçadista. Comparecem muitos lojistas de todo o país, e é uma feira que vem tendo ótimos resultados. Vamos aparecer com um espaço na Estação 3, apresentando os nossos materiais em calçados e vestuário”, explica Everton Santos, Gestor do projeto de calçados e acessórios da M Officer.

Com um projeto novo, a marca aposta na feira para apresentar ao mercado sua coleção. “Somos uma marca que estamos há mais de 30 anos no mercado atuando com peças de vestuário, e, agora, chegamos também na produção de calçados, uma tendência que poucas marcas daqui do Brasil adotaram. Nossa meta é ampliar negócios, oferecendo nossos melhores produtos para construirmos ótimos resultados. Pelo fato do SICC apresentar em primeira mão aos clientes o que será tendência para o próximo verão, isso excede, e muito, as nossas expectativas”, destaca.

Outra marca que é referência, a Coca-Cola Shoes, chega a Gramado com a projeção de superar os já positivos resultados da edição do ano passado do SICC. “Estamos com boas expectativas de participação do SICC. Pretendemos colocar mais da metade dos nossos produtos de verão para os lojistas. Queremos ter resultados ainda melhores do que na edição passada, que também foi muito boa para nós. Além da Coca-Cola Shoes, vamos estar com as marcas Capricho e Simpsons, oferecendo uma ampla variedade de produtos”, destaca Vanessa Maurer, do setor de marketing da marca.

Importação e exportação

Serão ainda pelo menos 70 importadores de quatro continentes. “Esta feira será um divisor entre as coleções que estão hoje nas lojas e os lançamentos da próxima temporada”, diz Renato Klein, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha. Ele acrescenta que o SICC está retomando o centro de decisões comerciais do setor novamente para o Rio Grande do Sul, berço da indústria nacional. Klein assegura ainda que esta feira ficará na memória dos calçadistas pela sua importância num momento tão especial do país. “Vamos auxiliar a alavancar as vendas do segundo semestre do ano”, diz.

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Movimentação na SICC (Foto: Gramado (RS) – Henrique Fonseca)

Para este ano, a estimativa é de que as indústrias brasileiras de calçados produzam mais de 900 mil pares, mantendo o país como o terceiro mais produtor mundial, atrás apenas da China e da Índia. A maior parte dessa produção, acima dos 85%, será concentrada no mercado interno. “Essa configuração da produção nacional mostra que o consumo interno está aquecido, o que amplia ainda mais as opções de compra para o lojista. A indústria brasileira está produzindo para satisfazer o consumidor brasileiro”, destaca Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.

A diversidade de marcas e estilos expressa no SICC deve facilitar a escolha do lojista no momento de renovar seus estoques.“Com mais de 80% da produção brasileira em um único espaço, o visitante vai encontrar até mesmo produtos bem segmentados, calçados e acessórios com preços atrativos, modelos com design diferenciado e moda, além de peças de alto valor agregado. Com tantos e tão representativos expositores, esperamos uma grande feira para todos”, afirma Pletsch.

Novidade: Área vip

A feira também marca a estréia da 361° Sport, uma das maiores marcas esportivas da Ásia, que vai apresentar seus lançamentos em tênis esportivos no Brasil. Com um faturamento ao redor de US$ 1 bilhão e uma produção estimada em mais de 50 milhões de itens esportivos por ano, distribuídos em mais de oito mil pontos de venda, a 361° Sport chega ao Brasil comprometida com os jogos olímpicos de 2016. A marca projeta investimentos na ordem de US$ 15 milhões de dólares no Brasil. Segundo Sérgio Baccaro Junior, Marketing Brasil da 361°, a marca chega ao mercado brasileiro para agregar em qualidade e opções tecnológicas, principalmente para o segmento esportivo. Patrocinadora de atletas olímpicos como o jamaicano Dexter Lee, assim como diversas competições olímpicas na Ásia, entre elas os Jogos Asiáticos de 2014 de Inchon, a 361° Sport deve anunciar em breve o patrocínio de atletas brasileiros assim como sua participação e perspectivas para os jogos olímpicos de 2016.

Montagem 01 Foto Dinarci Borges

Montagem da área vip