Famosa por lançar Kate Moss na década de 1990, fragrância ‘ck one’ volta em 2014 repaginada com versão selfie!


Nova propaganda do perfume chega para comemorar seus 20 anos de seu lançamento com vídeo picante estrelado por Edie Campbell, Dev Hynes e outros ícones da nova geração

*Por João Ker

Ah, a década de 1990… Dentre as várias mudanças sociais e culturais que ocorreram no período, uma se destacou no mundo da moda e teve suas reverberações pelas ruas, causando uma certa revolta até os dias de hoje em meninas e mulheres do mundo todo: o visual heroin chic, protagonizado por Kate Moss nos primeiros anos de sua carreira, enquanto estampava os anúncios da Calvin Klein. Dentre as imagens ultrajantes de jeans e do perfume Obsession, uma se perpetuou até 20 anos depois, voltando em versão repaginada e moderna: a infame e diversificada propaganda da fragrância ck one.

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Era 1995 e Kate já havia causado um furor com seu corpo esquelético, sua aparência doentia e sua imagem provocante ao lado de Mark Wahlberg para a Calvin Klein Jeans, destoando e muito dos corpos de bombshell vigentes até então, personificados nas esculturas vivas de modelos como Cindy Crawford, Linda Evangelista, Naomi Campbell e Cláudia Schiffer. Com uma pegada punk rock e uma estética em preto-e-branco gloriosamente montada por Steven Meisel, chegavam aos olhos do público anúncios de revista, outdoors e comerciais televisivos, todos acerca de uma jovem e irreverente fragrância: a ck one, estrelada por Kate, Jenny Shimizu e outras “crianças” da indústria fashion.

Propaganda do ck one na década de 1990

Os anos se passaram e nem público, nem clientela se esqueceram tanto do perfume quanto a da já icônica propaganda. Então, em 2011, executivos da CK resolveram dar uma repaginada e lançaram a versão “Shock”, uma releitura da ck one com modelos e personalidades de uma nova geração que englobavam o mesmo visual e atitude da campanha original. Lara Stone, Sky Ferreira, Abbey Lee Kershaw, Alice Dellal e a saudosa Pixie Geldof se divertiam e quebravam um quarto enquanto flertavam com a câmera, mantendo a rebeldia de um espírito jovem e livre tão bem anunciado por Calvin Klein.

ck one em 2011

ck one em 2011

Agora, em 2014, a ck one ganha nova pegada contemporânea, dessa vez se rendendo ao mundo das tecnologias portáteis e as obsessões de selfies que lotam praticamente todas as esferas sociais vigentes. Com imagens de Mario Sorrenti, a propaganda de 20 anos da fragrância apresenta os novos ícones que surgiram nesses últimos três anos em fotos que aparentam ser feitas por celular (algo que, se você não for Sorrenti, dificilmente conseguirá realizar com tamanha perfeição): Dev Hynes (conhecido também como Blood Orange), o duo Say Lou Lou, Edie Campbell, Ali Michael e a fotógrafa Petra Collins, todos em clima de paquera por quartos, boites e bares.

Vídeo da nova campanha lançada em 2014

A campanha ainda ganhará uma divulgação massiva em redes sociais, como era de esperar. Uma página no Tumblr foi criada para a divulgação de imagens que usem a hashtag #ckforme (o slogan oficial é “Para nós. Para todos nós. Para mim. ck one.”). A nova febre do snapchat também ganha espaço na estratégia de marketing, com a primeira iniciativa da marca nessa plataforma em uma ação de escala global. Steve Shiffman, presidente global da Calvin Klein, explica o conceito por trás da nova propaganda: “A nova campanha publicitária representa um novo capítulo na icônica franquia ck one. Assim como o material impresso, o vídeo também celebra um legado de uma campanha original, que abraça a diversidade da individualidade da juventude de hoje”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação