Erin O’Flaherty, Miss Missouri 2016, se torna a primeira Miss dos EUA a assumir publicamente sua homossexualidade


Apesar de ser um concurso tradicional, a coroação de Erin representa um grande passo contra o preconceito no país: “Eu não pretendia ser a primeira miss nos EUA assumidamente lésbica, mas sou. E estou muito feliz com isso”

A passos largos contra o preconceito, a jovem modelo e Miss Missouri 2016, Erin O’Flaherty, se tornou a primeira candidata do tradicional concursos que elege as mais belas mulheres do mundo a assumir publicamente a sua homossexualidade. Recém-coroada, a moça de 23 anos garantiu que está aproveitando o momento para levantar o debate sobre a questão nos concursos em que participa. “Estou nas nuvens ao ser eleita Miss Missouri. Eu não pretendia ser a primeira miss nos EUA assumidamente lésbica, mas sou. E estou muito feliz com isso”, disse ela, que revelou sua orientação sexual desde os 18 anos.

Ativista, Erin tem aproveitado sua exposição na mídia para trazer assuntos como preconceito e suicídios entre homossexuais à tona, já que uma de suas melhores amigas da época de colégio decidiu tirar sua própria vida por ser gay. Mas apesar do apoio à comunidade LGBT, ela ressaltou que não fica presa aos rótulos. “Ser gay, certamente, é uma grande parcela do que sou e estou ajudando a arrecadar fundos à comunidade LGBT. Mas também há muita especulação de que sou apenas isso”, completou ela, que também é formada na Universidade Central da Flórida e aposta em sua grife de roupas femininas, chamada Rachel’s Grove.

Miss Missouri 2016, Erin O’Flaherty (Foto: Divulgação)

Miss Missouri 2016, Erin O’Flaherty (Foto: Divulgação)