Time de celebs dá coro aos anseios indígenas, e Cantão lança coleção com pegada florestal: o Dia do Índio está chegando, mas a luta já começou…


Gente como Eriberto Leão e Marcos Palmeira vão estrelar peças publicitários em apoio à Mobilização Nacional Indígena

*Com Lucas Rezende

Se depender de uma turma de artistas – e a gente, inclusive – não vai ser somente o 19 de abril que os índios vão ter um dia para chamar de seu, de modo em que seus anseios sejam ouvidos, preconceitos sanados e importância cultural e histórica realçadas. Todo mundo sabe que a defesa dos direitos dos quase 900 mil índios – segundo o IBGE – não é resolvida em apenas 24 horas. Pensando exatamente nisso que a campanha Tamuaté-aki, promovida pela ONG Uma Gota no Oceano, inicia nesta semana sua segunda fase.

Depois de enviar ao Congresso Nacional mais de 4 milhões de e-mails lembrando os congressistas que a aprovação da PEC 215, que entrega ao Congresso Nacional a missão de definir o destino das terras indígenas e dos povos tradicionais, fere os direitos dos índios e povos tradicionais à terra, a campanha agora toma de assalto as redes sociais com a mãozinha de celebs do nível de Bianca Comparato, Eriberto Leão, Marcos Palmeira, Jorge Pontual e Christine Fernandes. O timão surgirá com cartazes em apoio à Mobilização Nacional Indígena nas redes sociais, chamando todo mundo para gritar por esta causa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os músicos Charles Gavin, ex-Titãs, e Marcelo Bonfá, Legião Urbana, os atores Ana Lima e Johnny Massaro também fazem coro à ação e estrelarão outdoors pelas cidades afora, paralelo ao evento que a Mobilização fará entre os 13 e 16 de abril com lideranças indígenas de todo país em Brasília, no acampamento Terra Livre.

E as vozes que tomam partido pela causa não vem somente dos estúdios de música ou da televisão. A cena da moda também deu as mãos com uma iniciativa super bacana do Cantão, o braço feminino do grupo que tem, ainda, a Redley. No próximo dia 11 deste mês, a marca inaugura o projeto “Floresta Viva em Mim” no Parque Lage, aos pés do Corcovado, no Rio.

Camisetas, tênis e livros lançados pelo Cantão, com outros parceiros, para o selo Floresta Viva em Mim (Fotos: Divulgação)

Camisetas, tênis e livros lançados pelo Cantão, com outros parceiros, para o selo Floresta Viva em Mim (Fotos: Divulgação)

Com palestra e música num cenário mais verde impossível, o Cantão vai se conectar com a natureza para promover ações sustentáveis contando com a força das comunidades indígenas do Rio Jordão, no Acre. O “Floresta Viva em Mim” ainda abre espaço para uma coleção cápsula com direito a um tênis com estampas de folhas em parceira com a Vert Shoes. No balaio, ainda tem um livro e camisetas com imagens da fotógrafa Camila Coutinho – que trazem estampas com cocares e até um macaquinho -, além da participação das mulheres da tribo Huni Kuin, do Acre. Índio fazer barulho!