Emma Watson, a Hermione de “Harry Potter”, entra na luta contra o estupro e participa de campanha brasileira


A atriz, que é embaixadora da ONU para as Mulheres, usa sua visibilidade para chamar a atenção para causas feministas

A atriz Emma Watson, que foi catapultada ao olimpo por conta do papel da Hermione da franquia “Harry Potter”, é uma das celebridades mais engajadas quando o assunto é Direitos Humanos, e, principalmente, os direitos das mulheres. Neste domingo ela mostrou que está atenta ao que está acontecendo no mundo inteiro e compartilhou a hashtag #EstuproNãoÉCulpaDaVítima, que ganhou as redes depois do absurdo estupro coletivo sofrido por uma jovem de 16 anos na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Rapidamente o post da atriz virou viral, principalmente entre os milhares de fãs brasileiros, e já conta com cerca de 59 mil retuítes. Emma, para quem não sabe, é Embaixadora da Boa Vontade Para as Mulheres da Organização das Nações Unidas e tem feito discursos contundentes sobre a situação das mulheres no mundo, como o seu primeiro no plenário da ONU, em que lançou a campanha #HeForShe, em que conclama os homens a também lutarem pelos direitos femininos.

319730_1280x720

“Homens, eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para estender nosso convite formal. Igualdade de gênero é seu problema também. Nós queremos acabar com a desigualdade entre os sexos e, para fazermos isso, nós precisamos do envolvimento de todos. Quando, aos 14 anos, eu comecei a ser sexualizada pela mídia, quando, aos 15, minhas amigas começaram a deixar os esportes que tanto amavam porque não queriam ficar musculosas demais, quando, aos 18 anos, meus amigos homens eram incapazes de expressar seus sentimentos, eu decidi me tornar uma feminista. Para deixar registrado, o feminismo, por definição, é a crença de que homens e mulheres devem ter igualdade de direitos e oportunidades. É a teoria da igualdade política, econômica e social dos sexos”.