*Por Júnior de Paula
A chef Katia Barbosa é uma celebridade na cidade por conta de seu mais do que disputado bar-restaurante Aconchego Carioca, na Tijuca, Zona Norte do Rio. No fim de semana, aliás, é quase impossível conseguir uma mesa no local sem esperar pelo menos duas horas na porta. Tudo por conta de seus bolinhos de feijoada maravilhosos e outros quitutes cheios de brasilidade e sabor.
Pois bem: tudo isso para dizer que a carioca inaugurou, na semana passada, o Comedoria, no Leblon, novo restaurante-bar da estrela da comida de boteco. O lugar é o mesmo onde funcionou o revival do Caneco 70 que não fez muito sucesso e, por sorte, cedeu seu ponto para a turma da Zona Sul poder provar as delícias de Katia sem precisar atravessar o túnel. O bar passou por uma reforma para se adequar ao novo projeto, com cortinas no teto, cores nas paredes e uma galeria de fotos de Katia com os famosos que adoram seu tempero e são frequentadores do Aconchego. Ou seja, reabriu em esquema de soft opening com um cardápio para lá de caprichado.
Além de PFs no almoço, que mudam diariamente, a turma de frequentadores pode se deliciar com pratos saborosos (que servem duas pessoas) como o camarão no coco verde (que vem dentro da casca do coco) com purê de baroa; o nhoque de feijão verde;carne de sol com purê de queijo; e o peito de frango com crosta de castanha de caju, só para citar alguns. Sem falar nos bolinhos de moqueca, de rabada e de camarão com banana da terra; os pasteis de taioba com queijo, costela e carne de sol; e as cápsulas de aipim com queijo.
A casa, que inaugura oficialmente hoje (15/12), tem ainda uma carta de cervejas e cachaças, sanduíches e drinks cheio de cores e sabores. Destaque para a caipi raspadinha de frutas frescas – com sabores de jaca a limão, passando por caju e morango -, uma espécie de caipirinha frozen, que promete ser o drink do verão. Rua Rainha Guilhermina, 48 (Esquina com General Saint Martin), Leblon.
*Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura
Artigos relacionados