No dia 1º de setembro, o cinema brasileiro vai ter casa própria. Aliás, um palacete próprio. Do que estamos falando? O Rio Othon Palace, em Copacabana, vai hospedar cerca de 70 integrantes da indústria do audiovisual – entre cineastas, produtores e atores – da 14ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes da sétima arte do nosso país. Pelos corredores e pelo rooftop do hotel (e que rooftop com vista para Copacabana, a princesinha do mar!) , os nomes mais consagrados do cinema vão circular fazendo do hotel uma espécie de QG da turma cinéfila durante a temporada. A eles estão destinadas as suítes que integram o programa Othon Business, serviço único com atendimento especial.
O Rio Othon Palace é um dos co-patrocinadores do Grande Prêmio, mas, além disso, está envolvido nesse 14º ano pela consciência de se valorizar a produção nacional e quem, na base do suor e da criatividade, põe a roda da película para girar alcançando prestígio mundo afora. E é exatamente isso que o diretor comercial e de marketing de Hoteis Othon, Tomas Ramos, faz questão de ressaltar ao comentar a parceira: “É muito importante para nós, da Rede de Hoteis Othon, apoiar iniciativas que valorizam a arte e, principalmente, a produção nacional. Estamos muito felizes pela oportunidade de patrocinar a 14ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”.
Para Tomas, esse é mais um capítulo da história que a Rede de Hoteis Othon constrói no fomento às artes. “Os Hoteis Othon têm uma longa trajetória de apoio à cultura brasileira e não poderíamos ficar de fora de um evento incrível como esta premiação”, afirma. HT, de olho em tudo que movimenta a urbe-maravilha, já tratou de saber detalhes da edição deste ano. O trajeto estrelado será do Othon ao Cine Odeon, na Cinelândia. Lá se reunirão 1.200 convidados selecionados a dedo.
Ao todo, 70 filmes concorrem em 26 categorias. Os finalistas foram escolhidos por integrantes da Academia Brasileira de Cinema. No topo da banca de apostas, o filme “Getúlio” (trailer abaixo), de João Jardim, recebeu o maior número de indicações – 14 no total -, sendo acompanhado por “O Lobo atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, com 12 indicações. Em seguida, “Tim Maia”, de Mauro Lima, e “Irmã Dulce”, de Vicente Amorim, concorrendo em 10 categorias, cada. Ainda nos grandes favoritos, “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, vem com sete indicações.
Outros longas que fizeram barulho nas salas de cinema, e de apelo social, também integram a seleção dos que foram indicados em mais de uma categoria: “Alemão” (trailer abaixo) e “Boa Sorte” (cinco indicações); “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” e “Trinta” (quatro); “Trash – A esperança vem do lixo”, “A Farra do Circo”, “Brincante”, “Dominguinhos” e a animação “O Menino e O Mundo” com três indicações, cada. Na sequência, “Confissões de Adolescente”, “Os Amigos”, “Júlio Sumiu”, “Tim Lopes – História de Arcanjo”, “O Menino no Espelho” e “As Aventuras do Avião Vermelho” estão no páreo por duas estatuetas diferentes.
Referência entre os maiores diretores do Cinema Novo na década de 60 e um dos mais engajados na luta por mais espaços e investimentos ao setor audiovisual brasileiro, Roberto Farias será o grande homenageado do GP do Cinema Brasileiro 2015. A disputa, como se pode ver, é ferrenha e os ganhadores saberemos em breve. Mas a comemoração, por sua vez, tendo o Rio Othon Palace como GQ, não é muito difícil de se imaginar…
A lista completa dos indicados nas 26 categorias você confere aqui.
Serviço
Rio Othon Palace
Onde: Av. Atlântica, 3264 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-001
Telefone: (21) 2106-1500
Reservas aqui
14ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Onde: Cine Odeon, na Cinelândia.
Quando: 1º de setembro
Artigos relacionados