Designer Erica Rosa faz o diferencial agora ressignificando sua label com o upcycling de peças e ações sociais


A designer também idealizou uma série de ações com o # Pessoasprecisamdepessoas com consultoria online gratuita direcionada com três profissionais (especialistas em criação, consultoria de estilo e upcycling) para tirar dúvidas de seguidores e clientes pelo Instagram. E tem mais: criou máscaras em neoprene pink à venda no site. Produziu também outro modelo em algodão para doações. Idosos e grupos de risco de Copacabana ganharam as máscaras. Erica sabe o que é solidariedade e inventou um voucher para compra com preços especiais, no qual a cliente recebe o produto posteriormente.

E vamos falar da designer Erica Rosa, que se reinventa e ressignifica o momento atual na sua moda repleta de identidade. Como tenho frisado aqui, no site, criar, renovar e ressignificar peças e materiais, com a pegada da sustentabilidade, é a proposta do upcycling, conceito que já é adotado em outros países e está ganhando força no Brasil. Também em sinergia com o movimento slow fashion ou movimento maker, a proposta se baseia em dar nova vida a produtos que seriam descartados, sejam roupas ou sobras da indústria têxtil, diminuindo tanto a quantidade de resíduos lançados no planeta quanto a necessidade de produzir matéria-prima. O upcycling está em sintonia com a hashtag #QuemFezMinhasRoupas, lançada pela Semana Fashion Revolution para fomentar o debate em torno da urgência em exigir do setor mais transparência e ética em suas atividades, trazendo visibilidade aos envolvidos em todas as etapas da cadeia da moda. O movimento global surgiu depois que, em 24 de abril de 2013, morreram 1.134 pessoas no desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh. As vítimas eram, em sua maioria, trabalhadores de confecções que forneciam para grandes marcas do varejo mundial.

Nesse período de distanciamento social, Erica Rosa tem fomentado seus negócios através das vendas online e reforçado a imagem digital de sua label.  Para fazer o estoque girar e usando a criatividade, a designer está lançando mão do upcycling para delírio de suas clientes. E, assim, segue em busca de um novo horizonte. E mais: ela está lançando uma parceria com o artista plástico Ricardo Pinto para que ele faça intervenções exclusivas nas peças da estilista. Através da pintura sobre o linho, por exemplo, muda a cara de ternos, macacões, vestidos, entre outras peças. O terno masculino de linho, por exemplo, ganhou print maxi xadrez colorido.
Erica também idealizou uma série de ações com o # Pessoasprecisamdepessoas com consultoria online gratuita direcionada com três profissionais (especialistas em criação, consultoria de estilo e upcycling) para tirar dúvidas de seguidores e clientes pelo Instagram. E tem mais: criou máscaras em neoprene pink à venda no site. Produziu também outro modelo em algodão para doações. Idosos e grupos de risco de Copacabana ganharam as máscaras. Erica sabe o que é solidariedade e inventou um voucher para compra com preços especiais, no qual a cliente recebe o produto posteriormente. Em tempo: ela está recrutando vendedoras para trabalharem em esquema Home Office.