*Por Jeff Lessa
Depois de cancelar várias apresentações durante a etapa americana da Madame X World Tour, iniciada em setembro do ano passado, Madonna seguiu para a Europa, onde manteve a rotina de desmarcar shows em cima da hora, irritando alguns fãs e preocupando os seguidores mais sensíveis. No sábado (18), ainda em Lisboa, onde adiou duas das seis apresentações agendadas para a capital portuguesa, ela anunciou pelo Instagram que remarcaria o show de segunda-feira (27) em Londres.
“Lamento profundamente precisar cancelar o concerto de Londres”, avisou a estrela via Instagram. “Por orientação médica, fui aconselhada a ficar em repouso por alguns dias. Como todos vocês sabem, tenho lesões que me atormentam desde o começo da turnê e preciso ouvir sempre o meu corpo e colocar a minha saúde em primeiro lugar. A última coisa que desejo é desapontar meus fãs ou comprometer a integridade do meu show”, escreveu, acrescentando: “Vou seguir em frente até não poder mais”. Ao todo, Madonna deixou de se apresentar dez vezes.
A virada veio na noite da última quarta, 29. O período de repouso surtiu efeito: a primeira apresentação da temporada londrina da turnê, no célebre London Palladium, o imponente teatro de 2.286 lugares inaugurado em 1910 próximo da Oxford Street, foi impecável, uma explosão de energia e garra. As críticas efusivas pipocaram nas mídias imediatamente após o encerramento do espetáculo, todas dando cinco estrelas e fartas em comentários do tipo “A espera valeu a pena”.
A estrela dividiu o palco com três filhas, as gêmeas Stella e Estere, de sete anos, e Mercy, de 14, além do namorado, o dançarino Ahlamalik Williams, de 25. A diva fez questão de exibir uma foto de sua bengala com topo de caveira encostada numa cadeira do Palladium, para lembrar à plateia o motivo dos muitos adiamentos do espetáculo. Julia Lawrence, colunista de música do “Daily Mail”, definiu o show como “um triunfo” e escreveu na versão online do jornal: “Danem-se as dores no quadril e no joelho, ela estava deslumbrante”.
Um momento tenso na semana que antecedeu o sucesso arrasador rolou quando um fã mais observador chamado John Suddes levantou uma suspeita grave que poderia abalar seriamente a imagem da Material Girl. O perspicaz Suddes percebeu que o Palladium havia apagado a propaganda do show no Twitter muitos dias antes de o cancelamento ser anunciado. “Por que @LondonPalladium retirou seu tuíte? Eles sabem de algo que nós não sabemos? @Madonna, se você vai desistir, faça isso agora para eu desmarcar a creche e desfazer os planos de viagem”, escreveu ele em 22 desse mês, três dias antes do comunicado oficial informando que o show não aconteceria. Touché!
Fãs se posicionam
Os fãs se dividiram, evidentemente. Os mais, digamos, fiéis, correram para desejar pronto restabelecimento. Mais que isso: mostraram-se seriamente preocupados e não pouparam a cantora de conselhos fofos. Alguns, como Gerard Matas (@grdmts) fez no dia 22, assumiram um tom paternal em suas mensagens:
Dear Madonna, we all know you’re a perfectionist and a big professional and that you don’t like giving up but PLEASE, for once be a human being not a music legend and REST. I seriously think you should cancel the #MadameXTour, your real fans will understand!
(Querida Madonna, todos nós sabemos que você é perfeccionista e grande profissional e que não gosta de desistir, mas POR FAVOR, pelo menos uma vez aja como ser humano e não como lenda da música e DESCANSE. Eu realmente acredito que você deveria cancelar a #MadameXTour, seus verdadeiros fãs vão entender!)
Pauline B (@P_2_3) postou em 25 de janeiro:
Not like she reads any of these but anyway…. I do wish the rest were cancelled or rescheduled until have had whatever the issue causing her pain is treated properly. Doing a show then cancelling a show resting for one day is clearly not improving anything!
(Não que ela vá ler alguma dessas mensagens, mas, de qualquer forma… Eu realmente desejo que o resto da turnê seja cancelado ou remarcado até que seja lá o que for que esteja causando dor seja devidamente tratado. Fazer um show e cancelar outro para descansar um dia nitidamente não está adiantando!)
Os que não se comoveram nem um pouco, foram menos delicados:
I’m so gutted and upset. We’ve train and accommodation booked!
(Estou arrasado e irritado. Temos trem e hospedagem reservados!)
O fato é que Madonna tem tido seus momentos estranhos sim. Ela comentou o motivo da dor em São Francisco, Califórnia, em novembro do ano passado, no começo da turnê e depois se fechou. Na rede social, perguntou: “Como uma Madame X machucada se aquece para um show?”. A resposta: “Com muito cuidado”.
A popstar revelou que anda com uma espada escondida em sua bengala. Depois de cancelar parte da tour londrina, Madonna contou a amigos lusitanos que a bengala que usa para se apoiar carrega uma espada de uns 70 centímetros embutida. Em um vídeo publicado no Instagram, a cantora usa a espada para pedir vinho de um bartender. “Queremos o melhor vinho que o dinheiro pode comprar. Ei, atenção”, diz no vídeo. “Se não me der bom vinho é isso que vai acontecer. Me dê vinho tinto ou dinheiro”, exige do funcionário antes de esconder a arma de volta na bengala. É brincadeira, claro. Mas dá um susto. Pelo sim, pelo não…
Se Madonna voltasse ao Reino Unido com uma espada escondida, poderia encarar uma temporada de até quatro anos na cadeia. Mas como a arma foi exibida em Portugal… Talvez não haja problema para a estrela. E, pensando bem, quem acompanha a carreira dela e gosta de vê-la nos red carpets da vida sabe que Madonna tem muuuiiitass bengalas à sua disposição. Por enquanto podemos ficar tranquilos.
Artigos relacionados