Apesar de ter o bonitão George Clooney como garoto-propaganda, a Nespresso continua voltando seus olhos para a latinidade, e bem poderia contar com o cubaníssimo Andy Garcia como imagem de marca, considerando seu último lançamento. Após ter se aventurado na terra da cumbia, lançado no semestre passado a edição limitada “Colombian Terroirs”, a grife chique de cafés-boutique assume sua porção salsa & merengue com “Cubanía”. Obviamente, não é preciso dizer que a inspiração em Havana e adjacências trouxe um blend intenso, mas suave, cheio daquela malemolência de quem está degustando um cafezito e fumando um puro, próximo ao Malecón. O estilo de vida cubano cai como uma luva nessas empreitadas sazonais da marca, com os pobres mortais consumidores torcendo para a linha durar o máximo possível e não desaparecer tão cedo das lojas. Mas “Cubania” já se encontra à disposição do amantes do bom café desde 1º de setembro e a ação deve durar somente 11 semanas, o que significa que vale fazer estoque logo na dispensa.
Seguindo seu mais profundo espírito investigativo-gourmet, HT foi tirar a prova dos nove e se admirou do blend atingir o nível 13, com amargor e corpo presentes, passando dos limites habituais da intensidade. Faz sentido e tudo a ver com uma paixão cubana, daquelas que desafia padrões. Isso é possível em decorrência de um delicado processo de vaporização do café, que altera sua estrutura físico-química, desenvolvido pelo alemão Karl Lendrich há cerca de 100 anos atrás. Parece coisa de Dr.Mabuse, mas quem disse que lidar com café não é coisa de cientista louco?
Tudo começa a partir de um grão arábico colombiano que suporta uma torra poderosa, mantendo o sabor. Soma-se a isso um Robusta indiano lentamente vaporizado para enaltecer a intensidade e o amargor. O resultado, potente mas leve como uma espuma, altamente cremoso, é de lamber o beiço. Um certo toque de caramelo ao fundo imprime certo ar adocicado, mas masculino, quando ele é tomado puro ou mesmo quando saboreado em um drink gelado, uma versão proposta pela Nespresso da tradicional Cuba Livre, que pode ou não ter álcool, mas que inclui maple syrup, suco de um limão, Coca-Cola e o “Cubanía” tirado curto, tudo em um copo com muito gelo. Dos deuses.
Ah, como estamos falando na terra que conquistou Ernest Hemingway (a verdadeira e mítica Cuba, antes dos irmãos barbudos a transformarem em uma filial do Terreirão do Samba), extrair uma cápsula do Limited Edition em uma dose de ristretto (25ml) ou em espresso (40ml) e misturá-la com uma medida de açúcar mascavo é tudo de bom. Por isso, a Nespresso traz para esse lançamento uma embalagem especial de açúcar mascavo, com 16 sachês, um must.
Serviço:
O sleeve do Cubanía (embalagem com 10 cápsulas) será comercializado por R$ 25,00 e o sleeve com 16 sachês de açúcar mascavo será vendido por R$ 10,00. O kit com as duas embalagens custará R$ 30,00.
O NespressoClub: serviços personalizados e informações sobre café
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